Altominho.tv
PSD

Rui Rio vence na maioria das concelhias do PSD do Alto Minho

Na corrida à liderança do PSD estão três candidatos, o atual presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

No momento em que as votações finais a nível nacional ainda estão a ser apuradas, o PSD já disponibilizou os resultados relativos às concelhias do Alto Minho. Num total de 1297 inscritos, foram contabilizados 1126 votos. Rui Rio vence com 677 votos (61,05%), Luís Montenegro obtêm 412 votos (37,15%) e Miguel Pinto Luz 20 votos (1,80%).

Rui Rio alcançou a maioria da votação em 6 concelhias, nomeadamente em Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Luís Montenegro, por sua vez, venceu em 4 concelhias, Caminha, Ponte da Barca, Valença e Vila Nova de Cerveira.

O site do Partido Social Democrata já disponibilizou os gráficos de votação do distrito de Viana do Castelo, embora até momento, ainda falte publicar a tabela com as votações relativas a Monção e Ponte de Lima.

ARCOS DE VALDEVEZ
CAMINHA
MELGAÇO
PAREDES DE COURA
PONTE DA BARCA
VALENÇA
VILA NOVA DE CERVEIRA
VIANA DO CASTELO
MONÇÃO
PONTE DE LIMA

Entretanto, face aos resultados nacionais que foram surgindo durante a última hora, ficou claro que as eleições diretas para escolher o líder do PSD terão uma segunda volta no próximo sábado, com Rui Rio a conseguir 49,4% dos votos, menos do que os 50% necessários para garantir a votação na primeira volta.
De acordo com dados enviados pelo Partido Social Democrata, Luís Montenegro terá alcançado 41,2% dos votos e Miguel Pinto Luz 9,3% dos votos, sem contabilizar quaisquer votos da Região Autónoma da Madeira.

Cerca de 40 mil militantes do PSD com quotas em dia podiam votar hoje nas eleições diretas para escolher o presidente do partido, numa disputa a três. Se nenhum obtivesse mais de 50% dos votos expressos, como aconteceu, a segunda volta já estava prevista para dia 18, entre os dois candidatos mais votados: Rui Rio e Luís Montenegro.

Esta será a primeira vez que haverá segunda volta desde que as eleições diretas foram introduzidas no PSD em 2006 pelo então líder Marques Mendes, mas só em 2012 foi colocada nos estatutos esta possibilidade, sempre que um candidato não obtivesse a maioria absoluta dos votos.

O 38.º Congresso do PSD realiza-se entre 07 e 09 de fevereiro em Viana do Castelo.

[Atualização 00h15]