Altominho.tv

Registo de residentes estrangeiros atingiu valor “mais alto de sempre”

O concelho de Caminha registou, em 2019, 60 novos residentes estrangeiros com origem em países da União Europeia.

Em comunicado, a autarquia adianta que o número registado, no ano passado, “configura um recorde, dando continuidade ao crescente número de estrangeiros que, nos últimos seis anos, têm escolhido o concelho de Caminha para sua residência”.

Segundo dados avançados pelo município, “o número vinha a crescer – 19 em 2016, 31 em 2017, 42 em 2018 – e atingiu agora um máximo de 60 novos residentes que nunca tinha alcançado”.

Para o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, citado naquela nota, “este indicador acompanha todos os outros de incremento do número de turistas, de aumento da compra e venda de imóveis, de mais proveitos na economia local”.

“Nos últimos cinco anos, o número de novos residentes dos países da União Europeia foi o triplo dos cinco anos anteriores. As pessoas podem ler e pensar que 60 novos residentes, durante um ano, são poucos mas se pensarmos que neste número não cabem os novos residentes de países fora da União e que, por exemplo, em 2018 nasceram 117 bebés no concelho – metade dos novos residentes – talvez compreendamos que estamos a ter resultados no esforço para estancar a perda de população graças à melhoria das condições de vida no concelho de Caminha”, sustentou o autarca.

Os cidadãos oriundos de França lideraram a tabela de novos residentes em 2019, com 14 novos registos, seguindo-se os espanhóis com 12, os alemães com nove e os cidadãos de Itália e Reino Unido com oito cada um.

No início de 2020, “já se inscreveram dois novos residentes estrangeiros neste concelho”, concluiu o município.