Altominho.tv
JUNTA DE FREGUESIA DE SEIXAS

Caminha vai reabilitar margem do rio Minho entre Pedras Ruivas e o Cais de São Bento

A Câmara de Caminha informou, esta sexta-feira, que vai proceder à reabilitação da margem do rio Minho, no troço entre Pedras Ruivas e o Cais de São Bento, em Seixas. Um investimento que resultará de um contrato interadministrativo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em comunicado, o município explica que “a beneficiação da margem do rio Minho neste troço, que se estende desde a zona de Pedras Ruivas até ao Cais de São Bento, tem sido uma reivindicação da Junta de Freguesia de Seixas, mas também de vários munícipes, que por diversas vezes se manifestaram nesse sentido, em vários fóruns”.

Na sequência das negociações estabelecidas entre o município e a APA, a autarquia liderada por Miguel Alves garante que “estão agora reunidas as condições para a formalização da parceria e para que a intervenção seja possível, existindo financiamento por parte da agência até ao montante de 100 mil euros”.

Através deste contrato, a APA – entidade competente para intervir no ordenamento, manutenção e conservação da rede hidrográfica Minho/Lima – “autoriza o município de Caminha a proceder às obras necessárias, assumindo o acompanhamento da execução dos trabalhos. A Câmara fica autorizada a lançar todo o processo burocrático e a implementar e acompanhar toda a estratégia da intervenção”, lê-se ainda na nota enviada à imprensa.

O documento será analisado e votado na próxima reunião do executivo, que terá lugar na segunda-feira, 6 de janeiro, pelas 15h00, no edifício dos Paços do Concelho.

Da ordem de trabalhos da reunião, faz ainda parte o concurso público para arrendamento de um espaço destinado à instalação de um estabelecimento comercial, no complexo das Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora.