Altominho.tv
FACEBOOK GRUPO ETNOGRÁFICO DE AREOSA

Grupo Etnográfico de Areosa lança CD “A Várias Vozes” em março

Cerca de 50 músicos integram o novo projeto do Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), em Viana do Castelo, que pretende reinterpretar canções tradicionais do folclore português a incluir num CD, que será lançado em março.

O CD “A Várias Vozes” tem contributos de artistas locais e nacionais, entre eles, Daniel Pereira Cristo, Prémio Carlos Paredes´2018, Celina da Piedade, cantora, acordeonista e compositora, Augusto Canário, poeta, intérprete de música tradicional e cantador ao desafio, e Pi d’Areosa, tocador de concertina e cantador ao desafio.

“O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) é diferente dos outros. Para mim, é um exemplo a seguir pelo nosso folclore. Depois da importância dada à beleza inequívoca do trajar e das fantásticas danças tradicionais, é fundamental tratar com o máximo rigor possível as nossas canções tradicionais, os nossos instrumentos seculares e a produção de espetáculos que possam ganhar o seu lugar na contemporaneidade”, afirmou à Lusa Daniel Pereira Cristo, cantautor e multi-instrumentalista.

Na apresentação do novo projeto, o diretor artístico do GEA, Flávio Cruz, sublinhou que o objetivo do novo trabalho “não foi só dar uma nova roupagem aos temas tradicionais mas fazê-lo com a comunidade e com o país, reunindo músicos locais e nacionais”.

Também a vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, destacou que “Viana do Castelo tem valores para valorizar a tradição”.

“É uma obrigação nossa meter cada vez mais gente neste processo. Incluir outros registos. Pegar na tradição e introduzir uma linguagem contemporânea, sempre com respeito e rigor e nunca atraiçoando a tradição”, apelou.

O presidente do GEA, Alberto Rego, destacou o “contributo” dos cerca de 50 músicos que participaram neste projeto e explicou que está a ser “trabalhado em laboratório há muitos anos”.

“Só há uma maneira de salvar a tradição. É juntar a interpretação de cada geração. Não é alterar, é juntar os contributos de cada geração, valorizando o que vem do passado para o fazer chegar ao futuro”, referiu.

O projeto integra também outros músicos como Ana Santos, o maestro Vítor Lima, Ana Santos, Rafaela Alves e Diana Leitão dos Contraponto, a soprano Tânia Esteves e a fadista Elsa Gomes, e conta ainda com a participação de “atuais e antigos” solistas do GEA, que conta com cerca de uma centena de elementos.

Neste CD são apresentados 21 temas interpretados pelo GEA desde a sua fundação, em 1966.

Os instrumentos utilizados na reinterpretação das canções tradicionais do folclore português são o bandolim, braguesa, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, guitarra baixo, violino, violoncelo, flauta transversal, gaita-de-foles, acordeão, concertina e vários instrumentos de percussão.

A conceção da imagem gráfica do novo álbum foi também feita por quatro artistas locais que criaram “uma peça única”. “O objetivo é que a imagem realçasse o movimento das dançarinas e a beleza do traje. Os diferentes contributos diferentes conjugados resultaram numa imagem coesa”, explicou a designer Helena Soares, que juntamente com os artistas plásticos João Gigante, Hugo Soares e Sara Costa, assina o trabalho.

A apresentação do CD “Grupo Etnográfico de Areosa, A Várias Vozes” terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, dia 13 de março de 2020, às 22h00.