Altominho.tv

Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” arranca nas farmácias do Alto Minho

A Associação Dignitude iniciou, esta segunda-feira, nas farmácias do distrito de Viana do Castelo, uma campanha de angariação de fundos para ajudar quem, por dificuldades financeiras, não consegue comprar os medicamentos prescritos pelo médico.

A quinta edição da campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 25 de dezembro em mais de 700 farmácias portuguesas e é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, pretende que quem for a estes estabelecimentos possa doar o troco para um fundo solidário, que ajudará pessoas identificadas pelos parceiros da associação como vivendo em situação de pobreza.

O montante angariado durante o curso da campanha será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos para os beneficiários abrangidos pelo programa.

Segundo dados revelados pela Associação Dignitude, “em Portugal, uma em cada dez pessoas não tem acesso aos medicamentos por falta de dinheiro, sendo muitas as famílias de baixos rendimentos que não conseguem fazer face à despesa com a medicação prescrita”.

O Programa abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e apoia, atualmente, um total de 11.809 beneficiários, dos quais 13% são crianças.

A iniciativa assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do programa, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

Desde o seu arranque, em maio de 2016, o programa já permitiu a aquisição de 393.403 embalagens de medicamentos.