Altominho.tv
DARQUE KAYAK CLUBE

Clube de Viana erradica meia tonelada de algas do rio Lima

O Darque Kayak Clube informou esta quinta-feira que promoveu uma ação de limpeza no rio Lima, retirando mais de meia tonelada de algas.

Em comunicado, o clube explica que retirou “uma ilha de algas de dimensão considerável, com cerca de dez metros de comprimento por sete de largura e uma espessura de mais de meio metro, que flutuou durante semanas, subindo e descendo o rio, constituindo um perigo para a navegação a motor e navegação em geral”.

A situação foi comunicada à polícia marítima, que recolheu dados e fotografou a espécie, e os atletas, alunos da escola, técnicos e dirigentes procederam depois à limpeza de “mais de meia tonelada de algas que constituíam essa ilha”, bem como da margem da zona ribeirinha em frente ao Centro de Canoagem.

Na nota enviada à imprensa, o clube refere ainda que “tem sido recorrente a chegada de conjuntos de algas flutuantes a jusante do rio Lima, bem como de espécies invasoras ou de espécies predominantes de águas a montante”.

A Câmara de Viana do Castelo já promoveu operações de erradicação de espécies invasoras nas principais ínsuas do rio Lima e o município de Ponte de Lima vai investir, em 2020, 650 mil euros na erradicação de espécies exóticas.