Altominho.tv

Município distinguido com 1º prémio no Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais

Vila Nova de Cerveira lidera o ranking nacional do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2019. Indicador analisa e regista as melhores práticas (serviços e informação) disponíveis nos websites dos 308 municípios portugueses.

A Universidade do Minho (UM) e a Universidade das Nações Unidas (UNU), em conjunto com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), organizaram, esta quarta-feira, 04 de dezembro, em Guimarães, a sessão pública de apresentação dos resultados do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 (IPIC), que contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

O Município de Vila Nova de Cerveira foi o grande agraciado nesta cerimónia, com a atribuição do 1º lugar no ranking global do IPIC 2019, entre os 308 municípios portugueses, além de arrecadar mais duas distinções em subcategorias, nomeadamente, a 1ª classificação a nível nacional nos “Conteúdos: Tipo e Atualização” e uma Menção Honrosa na vertente dos “Serviços Online” atribuída aos 10 finalistas nomeados para cada subcategoria.

Presente na cerimónia, o autarca cerveirense manifestou-se orgulhoso com mais um reconhecimento da prestação de um serviço público de excelência que tem sido trabalhado paulatinamente para assegurar a desmaterialização de processos, de privilegiar o serviço e a informação digital.

“É uma honra sermos o 1º classificado a nível nacional, mas não sentimos responsabilidade acrescida, pois este é o nosso modus operandi desde o primeiro mandato, o de estar próximo das pessoas, de procurar resolver os seus problemas, de auscultar as opiniões e críticas. Este prémio é resultado do empenho dos nossos colaboradores e boa relação com a empresa parceira, em prol de uma atuação célere, evitando deslocações desnecessárias e tendo em atenção a vertente ambiental, reduzindo ao papel”, afirmou Fernando Nogueira.

De relembrar que Vila Nova de Cerveira foi eleito o Município do Ano – Norte 2017, na categoria com menos de 20 000 habitantes, com o projeto “Agenda de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño”; e em 2019 voltou a figurar a prestigiada lista de municípios portugueses nomeados ao “Concurso Municípios do Ano” – 2019, com o projeto ‘Olympics4All’, tendo recebido uma Menção Honrosa numa cerimónia realizada em novembro, em Arouca, categoria em que foi vencedor o Município de Melgaço.

Para o cálculo global do Índice de Presença na Internet são avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites das câmaras municipais, um conjunto de indicadores agrupados em quatro critérios: Conteúdos: tipo e atualização, Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação.

O período de recolha e avaliação a que se reporta este estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019. Além da observação direta dos sítios web, a recolha de dados envolveu ainda o envio de mensagens de email para os serviços Municipais das Câmaras, bem como para os respetivos Presidente, Vice-presidente e primeiro Vereador da oposição dos 308 municípios.

O IPIC 2019 é realizado pela Universidade do Minho, nomeadamente pelo Gávea – Observatório da Sociedade da Informação /Departamento de Sistemas de Informação, e pela Universidade das Nações Unidas, sob o patrocínio da Agência para a Modernização Administrativa.