Altominho.tv

Paredes de Coura volta a disponibilizar gratuitamente pinheiros naturais

O Município de Paredes de Coura volta a disponibilizar gratuitamente pinheiros naturais, para evitar o corte de árvores viáveis e a destruição da floresta em crescimento, durante a quadra natalícia.

Esta ação tem a colaboração das equipas de sapadores florestais que recolhem pinheiros jovens de dimensão variável em monda feita nas zonas de regeneração natural. A eliminação destas árvores de povoamentos excessivamente densos é considerada essencial para o ordenamento da floresta e para a sua proteção contra incêndios. O corte e uso de árvores naturais para ornamentação natalícia é apontada como um ato ambientalmente pouco responsável. Por isso, quem preferir um pinheiro natural pode recolhê-lo nas oficinas municipais e não cortando na natureza.

Recorde-se que Paredes de Coura foi o primeiro município português a apresentar um Projeto – Piloto do Plano de Paisagem, tendo inclusive o Plano de Paisagem das Terras de Coura sido apresentado no “European Landscape Forum 2018 – Civilscape”, na cidade alemã de Aschaffenburg.

“A nossa paisagem é de uma riqueza inestimável e património único. Quem não compreende o valor da paisagem e do ambiente, não compreende o futuro”, insiste Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, que com o Plano de Paisagem procura a valorização do património natural, cultural e urbano, bem como a definição de medidas orientadoras para a gestão da paisagem que preservem o seu caráter e identidade, reforçando a componente da paisagem cultural nas aldeias e lugares incluídos em Rede Natura e na Paisagem protegida.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.