Altominho.tv

Concurso “Eu sou Europeu” desafia crianças e jovens de Vila Nova de Cerveira

O que é para ti a Europa? Quais os benefícios da União Europeia? Que papel desempenha cada cidadão em prol do europeísmo? Estas são algumas das questões às quais crianças e jovens de Vila Nova de Cerveira, com idades entre os 7 e 29 anos, estão a ser desafiados a responder no concurso “Eu sou Europeu”, dinamizado no âmbito do projeto “European Future Is Our Future” (EFOF), que tem o município de Vila Nova de Cerveira como único parceiro português.

Com o intuito de fomentar a inclusão e a cidadania europeia e estimular a reflexão sobre o futuro da Europa, a Câmara de Vila Nova de Cerveira propõe-se “transmitir e partilhar o conceito de europeísmo junto das novas gerações, com recurso a uma estratégia participada, interativa e competitiva”.

A autarquia está a apresentar o concurso, enquadrado no programa Europa para os Cidadãos – Rede de Cidades, à comunidade educativa, que participará juntamente com crianças e jovens oriundos dos países que compõem o consórcio, nomeadamente o município de Dalgopol (Bulgária) – na qualidade de coordenador -, o município de Aksakovo (Bulgária), o município de Osilo (Itália), o município de Nova Gorica (Eslóvenia) e uma organização da Sociedade Civil Bio Network (Bulgária).

“Eu sou Europeu” visa a apresentação de trabalhos nas categorias da escrita, desenho, fotografia e clip de vídeo, sendo divididas em três categorias etárias: dos 7 aos 13 anos (candidaturas só para escrita e desenho); dos 14 aos 20 anos; e dos 21 aos 29 anos.

Como forma de reconhecimento pela atitude participativa, serão atribuídos prémios a nível internacional e nacional. O primeiro prémio do concurso a nível internacional, em cada categoria e em cada escalão etário (exceto dos 7 aos 13 anos), é uma viagem a uma das cidades parceiras do projeto EFOF; e o primeiro lugar no escalão dos 7 aos 13 anos recebe um tablet.

O município de Vila Nova de Cerveira atribuirá ainda um primeiro prémio, em cada categoria e em cada escalão etário, nomeadamente um kit de artes para o primeiro lugar no escalão dos 7 aos 13 anos e um telemóvel para o primeiro lugar no escalão dos 14 aos 21 anos.

De acordo com o regulamento do concurso, as candidaturas só serão admitidas se acompanhadas da respetiva ficha de inscrição devidamente assinada, sendo obrigatório o consentimento dos pais ou encarregados de educação quando a participação envolva crianças e jovens menores de 18 anos de idade.

O prazo para entregar os trabalhos termina a 31 de maio de 2020.