Altominho.tv

Paredes de Coura assinala 40 anos do Serviço Nacional de Saúde com jornada evocativa

A conferência “Serviço Nacional de Saúde, oportunidade e ameaças”, por Constantino Sakellarides, bem como o Programa Nacional de Vacinação são alguns dos temas em debate na jornada evocativa do ‘40º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde – Sob o olhar da micro-história; Subsídios para o roteiro da Saúde Pública em Paredes de Coura durante a 1ª República e Estado Novo (1910-1974)’, que vai decorrer na quinta-feira e sexta-feira, dias 28 e 29, em Paredes de Coura.

Promovida pelo município de Paredes de Coura em parceria com a Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem, esta jornada evocativa contempla ainda alguns casos de estudo como a ‘Vacinação contra a varíola: de Bernardino António Gomes ao Programa Nacional de Vacinação (1812- 1965). O caso de Paredes de Coura’ ou ‘A luta contra a tuberculose em Paredes de Coura’, e a inauguração da exposição “A arte de curar e de conservar a saúde em Paredes de Coura”, adianta a autarquia.

Durante os dois dias, a iniciativa vai contar com a presença de “reconhecidos académicos e profissionais que emprestam os seus conhecimentos científicos e técnicos para um melhor Serviço Nacional de Saúde, reconhecido unanimemente como das mais importantes conquistas do Portugal contemporâneo”, lê-se na nota enviada à imprensa.

O município de Paredes de Coura procederá ainda a uma simbólica homenagem aos antigos profissionais de saúde que exerceram a atividade no concelho.

As iniciativas vão decorrer entre o Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, o Arquivo Municipal e o Centro Cultural de Paredes de Coura.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.