Altominho.tv

UNESCO confirma o 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou esta segunda-feira de manhã, em Paris, o dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

A oficialização foi assinada na sede da organização, na capital francesa, por uma delegação portuguesa composta pelo primeiro-ministro António Costa, pela ministra da Cultura Graça Fonseca, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, e pelo Embaixador de Portugal na UNESCO António Sampaio da Nóvoa.

“É um passo muito importante para os 260 milhões de pessoas que têm o Português com língua oficial e que é hoje a língua mais falada no hemisfério Sul”, disse António Costa à RTP, numa primeira reacção à decisão da UNESCO.

O primeiro-ministro realçou ainda que a língua portuguesa vai ter “um forte crescimento”, prevendo-se que, no “final do século, 500 milhões” de pessoas vão falar Português, uma “língua cada vez mais global”. É, por essa razão, uma “prioridade fundamental na nossa política externa”, acrescentou.

O ato desta segunda-feira vem oficializar uma decisão já tomada no passado mês de Outubro, quando todos os países lusófonos apresentaram esta proposta à UNESCO. Tomada por unanimidade pelos países da CPLP, a proposta acabou por contar também com o apoio de 24 outros países, entre os quais o Luxemburgo, a Geórgia, a Argentina, o Chile e o Uruguai.

É a primeira vez que uma língua nāo-oficial da UNESCO vê declarado um dia mundial.

Recordamos que no Alto Minho, para além da língua oficial portuguesa, são ainda mantidas tradições linguísticas muito próprias, assentes em regionalismos, gírias e outras linguagens marginais e informais.

Alguns exemplos dessas expressões foram recolhidas por João Carlos Brito, que reuniu no total 1.700 palavras e expressões típicas do Minho e lançou o “Dicionário de Calão do Minho”.

A Altominho.tv tem ainda no seu sítio da internet, a secção “Expressões” onde poderá conhecer algumas das recolhas de expressões características de determinadas zonas do Alto Minho, que temos estado a registar em vídeo.