Altominho.tv

Minho recebe o European Young Chef Awards 2020

Pela primeira vez em Portugal, o congresso internacional de jovens chefes realiza-se na região do minho. A variedade e riqueza gastronómica minhota foram fatores decisivos para a escolha da realização do evento.

O Minho é a próxima região europeia a receber o concurso internacional European Young Chef Awards (EYCA). Pela primeira vez em Portugal, o concurso irá reunir os melhores jovens chefes de toda a Europa e especialistas internacionais de gastronomia. O anúncio foi comunicado hoje, dia 24 de outubro, em Rhodes, na Grécia, pela presidente do International Institute of Gastronomy, Art and Tourism(IGCAT), Diane Dodd.

O evento incentiva os jovens chefes a apresentar as receitas tradicionais e inovar os pratos das regiões apenas com ingredientes locais de cada país. Cada participante tem que escolher uma receita familiar e usar apenas alimentos locais e saudáveis, apoiando-se em agricultores e produtores locais das suas regiões.

 Fazia todo o sentido escolhermos o Minho. Pela sua cultura gastronómica, mas pela sua capacidade de transformação dos últimos anos de adaptar as receitas tradicionais em pratos inovadores”, referiu Diane Dodd.

Conhecida como a região verde de Portugal, a terra do bacalhau à minhota, das papas de sarrabulho, dos rojões, do cozido à portuguesa e do caldo verde, o Minho apresenta um grande potencial, com uma gastronomia muito própria, onde se usam os produtos endógenos, originários da terra e do mar e que dentro do processo de produção detém características especiais.

“É uma das regiões mais tradicionais da Europa. Ao mesmo tempo, inspira estes jovens chefes a criarem novas interpretações das suas receitas, com os bons produtos, a variedade de vegetais, os animais que têm. Queremos mostrar e celebrar isso. O EYCA será uma oportunidade para manter a cultura minhota viva”, acrescentou.

A eleição do Minho é fruto de um trabalho da região nos últimos anos. Depois de em 2016 ter ganho o prémio Região Europeia da Gastronomia, a região acolheu o primeiro Congresso Internacional de Gastronomia e Património Cultural em 2018 e tem realizado uma série de eventos para realçar as diferentes culturas e tradições gastronómicas, através da promoção da sustentabilidade e da inovação gastronómica da região.

O evento irá decorrer no final de 2020 no Minho e organização será da responsabilidade do Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

“É com muito orgulho que vamos receber em 2020 o evento que preserva a gastronomia tradicional europeia. Somos uma região com raízes muito fortes e acho que isso pesou na decisão do IGCAT”, comenta Joana Peixoto do Consórcio Minho Inovação.

A quinta edição do EYCA pretende discutir a importância da herança gastronómica como motor da economia regional, cada vez mais voltada para o turismo sustentável e produção local.

“É a primeira vez que o nosso país recebe o evento desta importância. O Minho é sabor, é alma, é rústico, mas com pleno sabor. Queremos mostrar uma região autêntica mas também vanguardista”, acrescenta Rafael Oliveira, um dos membros da organização.

O embaixador oficial do EYCA é o famoso chef Joan Roca, dono do restaurante El Celler de Can Roca com três estrelas Michelin em Girona e na lista do The World’s 50 Best Restaurants.

Sobre o Consórcio Minho Inovação:

A iniciativa do Minho Young Chef Awards é uma competição promovida pelo Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, pelo Instituto Internacional da Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), e pela Plataforma das Regiões Gastronómicas.

O objetivo é fortalecer os laços entre os Municípios e a identidade do Minho através de jovens chefs profissionais, promovendo a inovação gastronómica, utilizando a cozinha tradicional e produtos locais.

O MINHO Inovação juntamente com o ICGAT e a Plataforma das Regiões Europeias da Gastronomia estão empenhados em elevar o perfil da produção e diversidade local de alimentos.