Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo quer criar centro de alto rendimento para a vela

O presidente da Câmara de Viana do Castelo vai apresentar ao novo Governo o projeto de criação de um centro de alto rendimento para a vela nas instalações do clube local.

José Maria Costa, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação do VI Troféu Cidade de Viana do Castelo, que vai juntar 180 jovens de oito países num Meeting Internacional de Optimist, adiantou que o projeto a apresentar ao ministro com tutela do Desporto pretende “detetar novos talentos naquela modalidade”.

O autarca explicou que a criação do futuro centro de alto rendimento, projeto que integrará o Plano de Atividades e Orçamento da autarquia para 2020, implicará a ampliação das atuais instalações do clube de vela, situado na frente ribeirinha da cidade, para “acomodar” a nova estrutura, cujo investimento não quantificou.

José Maria Costa recordou que o projeto que vai apresentar ao Governo foi anunciado, em 2018, em Viana do Castelo, pelo presidente da Federação Portuguesa de Vela.

“O que o presidente da Federação de Vela defendeu é que, fruto do trabalho que Viana do Castelo tem vindo a desenvolver nesta modalidade, conjuntamente com a cidade de Vigo, Galiza, na formação de jovens, fazia todo o sentido que ficasse aqui instalado um centro de alto rendimento para a promoção e deteção de talentos jovens”, frisou José Maria Costa.

O autarca adiantou que, com o apoio da federação galega da modalidade, técnicos da autarquia de Viana do Castelo deslocaram-se ao município de Vilagarcía de Arousa, na província de Pontevedra, “para ver como funciona” o centro de vela local para “tirar ideias” para o novo projeto a realizar em parceria com a Federação Portuguesa de Vela.

O Centro de Alto Rendimento da modalidade a criar em Viana do Castelo será o segundo do país, sendo que já existe um em Cascais.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.