Altominho.tv

Projeto Cherish visita Alto Minho para conhecer projetos das comunidades piscatórias

Parceiros do projeto Cherish visitam Alto Minho e Esposende para conhecer projetos e boas práticas ligadas às comunidades piscatórias.

Entre os dias 23 e 25 de outubro, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM do Alto Minho) recebe os parceiros do projeto de cooperação inter-regional CHERISH – Creating opportunities for regional growth through promoting Cultural HERitage of fISHing communities in Europe, cofinanciado pelo Programa Interreg Europe.

Os 34 participantes são parceiros e stakeholders oriundos de oito países: Holanda (Município de Middelburg), Letónia (Riga Planning Region), Espanha (Conselho Insular de Malhorca), Grécia (Município de Kavala), Portugal (CIM Alto Minho), Chipre (Development co. Pafos Ltd.), Itália (Região de Abruzzo) e Alemanha (EUCC – Coastal Union Germany).

Este projeto visa contribuir para a melhoria das políticas regionais de desenvolvimento que protegem e promovem o património cultural das comunidades piscatórias com o objetivo de reforçar a atratividade destas regiões para as empresas, cidadãos e turistas.

Durante estes três dias, os parceiros terão a oportunidade de conhecer projetos e boas práticas do Alto Minho e Esposende ligadas às comunidades piscatórias, nomeadamente o Projeto AmareMar (Esposende), o Aquamuseu do rio Minho de Vila Nova de Cerveira, as tradições ligadas ao Navio Gil Eannes, o projeto Lugar do Real – Aldeias de Mar (Ao Norte), as Conservas da Vianapesca e a recolha de sargaço em Castelo do Neiva.

O programa prevê ainda a realização de um workshop, no Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo do Neiva, ligado aos saberes tradicionais ecológicos (Traditional Ecological Knowledge), durante o qual os participantes ficarão a conhecer as tradições ligadas à recolha de sargaço, incluindo um “storytelling” sobre Maria do Céu, a sargaceira de Castelo do Neiva.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.