Altominho.tv
CM VILA NOVA DE CERVEIRA

Projeto ‘Olympics4All’ entre os nomeados para prémio de Município do Ano 2019

Vila Nova de Cerveira candidatou-se com o projeto ‘Olympics4All’ e está na lista de municípios portugueses nomeados para os Prémios “Municípios do Ano Portugal 2019”. 

No total dos 308 municípios portugueses foram submetidas 51 candidaturas às diversas categorias regionais, incluindo, pela primeira vez, a categoria Intermunicipal. Os projetos dos municípios nomeados vão ser avaliados por um júri nacional, para encontrar os nove municípios com prémio regional, um prémio intermunicipal e o Município do Ano 2019.

Este ano, Vila Nova de Cerveira apresenta-se a concurso com o ‘Olympics4All’, um projeto liderado pela autarquia em 2015 e que já vai na quinta edição, envolvendo todos os concelhos do Alto Minho.

Em comunicado, a autarquia explica que a iniciativa pretende “abordar aspetos pedagógicos inerentes ao processo de educação e socialização de jovens e idosos, tendo por referência a competição em torno das modalidades desportivas universais e dos jogos tradicionais”.

Entre os objetivos do projeto está o “aumento da consciencialização para a prática do desporto sem fronteiras, sem idade e sem género predefinidos, e a ampliação da participação no desporto e na atividade física dos grupos mais vulneráveis e contribuir para a aquisição de competências com dimensão europeia dos jovens, tendo em vista a criação de oportunidades de emprego na área do desporto”.

Nomeado na categoria Norte (menos 20.000 habitantes), o município de Vila Nova de Cerveira disputa o prémio com o projeto de Amares designado de “Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável”, com o MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço e o Parque Biológico de Vinhais.

Em 2017, Vila Nova de Cerveira concorreu também na categoria Norte com a “Agenda de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño”.

O concurso “Municípios do Ano” é dinamizado pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, com o objetivo “de reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, através de um projeto que tenha produzido impacto positivo ao nível do território e/ou da economia e/ou da sociedade, com implementação após 1 de janeiro de 2015”.

Os resultados finais serão anunciados na cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar no Mosteiro de Arouca, no dia 15 de novembro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.