RODRIGO DE ALMEIDA

Farol do portinho de Vila Praia de Âncora vai ter uma lanterna provisória

O farol do portinho de Vila Praia de Âncora, que está há cerca de três anos sem sinal luminoso, vai ter uma lanterna provisória a partir da próxima semana, segundo avançou esta quinta-feira o Jornal de Notícias.

O farol avariado desde 2016 tem dificultado as saídas dos pescadores para o mar e o regresso a terra, uma situação que, revela o JN, tem sido alvo de várias queixas por parte da comunidade piscatória e, recentemente, foi também denunciada pela deputada social-democrata eleita pelo distrito de Viana do Castelo, Liliana Silva.

De acordo com aquele jornal, o equipamento está sob a alçada da Docapesca, que garante “ter tomado conhecimento da situação, pelo que, na próxima semana, será colocada uma lanterna provisória, em coordenação com a direção de faróis”.

A Docapesca adiantou ainda ao JN que “em setembro foi efetuado um levantamento de necessidades para a reabilitação profunda da infraestrutura”. “Será agora realizado o procedimento concursal da empreitada, para que esta tenha início até ao final do ano, e onde se incluirá também a colocação da lanterna definitiva”, concluem.

A deputada Liliana Silva pronunciou-se hoje na sua página de Facebook, afirmando que esta resposta é “mais uma vitória para o Alto Minho”.