CM CAMINHA

Caminho de Santiago traz cada vez mais peregrinos ao concelho de Caminha

A Câmara de Caminha informou, esta quarta-feira, que o número de peregrinos que atravessam o concelho em direção a Santiago de Compostela continua a bater todos os recordes.

Em comunicado, a autarquia adiantou que os valores contabilizados, até ao final do mês de setembro, nos postos de turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora indicam que “o número de peregrinos que fazem o Caminho Português da Costa cresceu 36% e alcançou um novo máximo”.

Segundo o município, os peregrinos oriundos da Alemanha “continuam a liderar a lista de nacionalidades que passa por Caminha, representando cerca de um terço do número total de peregrinos, seguidos de perto pelos portugueses e espanhóis”.

Os peregrinos oriundos de Itália “são agora a quarta nacionalidade mais representativa”, seguidos dos peregrinos dos Estados Unidos da América, especificou.

Para o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, citado naquela nota, “o crescimento do número de peregrinos de Santiago tem sido impressionante, mas sustentado”.

“O trabalho que vem sendo realizado nestes últimos anos de valorização do Caminho Português da Costa está a dar os seus frutos. Investiu-se na sinalética, na preservação do património e na edição de livros e brochuras em diversas línguas e têm-se apostado na imprensa internacional, mas é preciso continuar o labor, em conjunto com os restantes municípios que são atravessados pelo Caminho. Só este ano, abriram vários espaços de restauração e estalagem especialmente ligados aos peregrinos e, no próximo ano, esperamos que possa abrir um Albergue na freguesia de Seixas”, concluiu o autarca.

Nos últimos quatro anos, o número de peregrinos que atravessaram o concelho de Caminha cresceu 143% e, só em 2019, foram registadas 63 nacionalidades, contando-se, na sua maioria, países europeus, mas também países como a Taiwan, Guatemala, Namíbia ou Líbano.