Altominho.tv

Ponte de Lima “encerra” as Feiras Novas no dia 5 de outubro

Ponte de Lima vai “encerrar” a edição deste ano das Feiras Novas, no dia 5 de outubro.

Em nota divulgada pelo Município, pode ler-se que as Feiras Novas encerram “da melhor forma possível” o ciclo das grandes romarias minhotas, com a primeira cerimónia dedicada exclusivamente ao fecho oficial destas festas.

A festa faz-se na noite de 5 de outubro, junto à ponte romana-medieval, fazendo jus ao título de “maior congresso ao vivo da cultura em Portugal”.

A tradição sai à rua para um encontro de gerações, e o som do folclore, das concertinas, das rusgas, das desgarradas, e dos cantares ao desafio, inunda o centro limiano, num apogeu da essência minhota.

A festa que junta o melhor da cultura popular tem como ponto alto, a “Noite do Fogo”.

“O espetáculo pirotécnico que tem lugar pelas 23h59, compilará os espetáculos anteriormente agendados para a noite de abertura, sábado e domingo de Feiras Novas, cuja realização foi impedida, face às medidas restritivas em vigor, dado o risco de incêndio”, pode ler-se na nota enviada pelo Município.

“Desde o rio, à monumental ponte medieval, a vila oferece um cenário majestoso para a cerimónia que assinalará o culminar das festividades que englobaram milhares de espetadores”.