Altominho.tv

Ano Escolar arranca com nova escola

Arranca esta quarta-feira, dia 11 de setembro, o ano escolar em Paredes de Coura.

Os alunos da Escola Básica e Secundária têm este ano uma escola “completamente nova” desde o início do ano letivo.

Após um investimento de quase dois milhões e meio de euros, ao abrigo do Programa Operacional Portugal 2020, no âmbito da Assinatura dos Acordos de Colaboração para a Modernização das Escolas sob o patrocínio do Ministério da Educação, a Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura “está agora dotada das melhores condições para acolher os alunos desde o 2º ciclo até ao secundário”, informou a autarquia em comunicado.

Esta escola, para além de albergar os alunos do ensino obrigatório, também conta com cerca de 100 alunos do ensino articulado que frequentam o curso básico de música através de um protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Paredes de Coura, a Academia de Música de Viana do Castelo e o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.

O novo equipamento está dotado de 33 salas, sendo que 8 correspondem a laboratórios, TIC e expressão dramática, e duas salas de grandes grupos dedicadas a atividades conjuntas, pelo que no que respeita às salas de aula estas são num total de 23.

“À semelhança dos últimos anos, o Município de Paredes de Coura continua a garantir que os alunos tenham progressivamente acesso ao ensino da música desde a creche até ao 9º ano de escolaridade”.

“Com o ensino da música, cujas vantagens são conhecidas, reforçamos a componente humanista, estimulamos a criatividade, a capacidade de trabalhar em grupo e, sobretudo, a capacidade de ouvir e respeitar os pares”, observa o presidente da Câmara de Paredes de Coura, cuja autarquia também faculta aos alunos courenses a possibilidade de também assistir aos denominados ‘concertos para a família’ e participar num vasto programa de atividades promovidas pelo serviço educativo do município e que contam com a ampla participação da população.

Um investimento da maior importância, tanto mais que o ensino da Música Clássica bem como do Inglês “contribui para o sucesso a todos os níveis”.

Além da música, o Município garante ainda em todos os estabelecimentos do pré-escolar o ensino do Inglês, sem qualquer custo para as famílias.

Ainda no campo do serviço educativo, Paredes de Coura também faculta música para bebés nas creches com a periodicidade quinzenal.

Na nota enviada pela autarquia, pode ler-se ainda que “Paredes de Coura não só atribui um subsídio pecuniário de apoio à natalidade/adoção, como também comparticipa mensalmente a frequência de creche, ama ou estabelecimento similar, comparticipa nas despesas de alimentação do Jardim de Infância, da mesma forma que assume a redução no pagamento das despesas de água e saneamento para famílias numerosas”.

Ao todo, e fazendo jus a uma recente estatística oficial comparativa do investimento municipal por setor no Alto Minho, Paredes de Coura dedica aproximadamente 20% do seu orçamento à Cultura e à Educação. “Fazemos isto com o coração, porque sabemos que é a verdadeira aposta no futuro”, conclui Vitor Paulo Pereira