Ponte da Barca acolhe evento que alia a promoção do vinho verde e gastronomia à música

O centro histórico de Ponte da Barca vai ser palco, nos dias 11 e 12 de outubro, do Jazz & Blues Wine Fest, um evento que alia a promoção do vinho verde e da gastronomia regional a uma programação musical de matriz multicultural e contemporânea.

Segundo a organização, trata-se de “um festival que agrega o jazz e os blues, unindo o virtuosismo às abordagens experimentalistas e de fusão”, e que procura “atrair públicos com diferentes preferências”.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, pretende que esta iniciativa seja “um contributo efetivo para a dinamização da economia de Ponte da Barca, através da promoção estratégica dos produtos endógenos num contexto de oferta cultural diferenciada, atração de turistas e visitantes e incremento da qualidade da experiência no destino”.

Durante este fim-de-semana, entre as 18h00 e as 00h30, o Jardim da Praça da República desta vila será o epicentro de concertos, com a participação de seis bandas reconhecidas internacionalmente, e de diversas atividades de promoção dos vinhos verdes.

No mesmo horário, decorrerá neste recinto uma mostra vínica com mais de duas dezenas de expositores. Os produtores de vinho verde de Ponte da Barca, concelho que integra juntamente com Viana do Castelo, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez a sub-região do Lima, e múltiplas marcas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes vão marcar presença neste evento, que tem ainda confirmada a presença de produtores provenientes das sub-regiões de Monção e Melgaço, Ave, Cávado, Basto e Amarante.

A Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, parceira desta iniciativa, será a principal protagonista das harmonizações de vinho verde com iguarias regionais que decorrerão pelas 18h30, das tardes de sexta-feira e sábado.

Na noite de sábado, a festa irá prolongar-se entre a 01h00 e as 02h00,  no Jardim dos Poetas, com um concerto After Hours, apoiado pelos bares locais. No dia seguinte, domingo, os concertos e a mostra vínica decorrerão entre as 15h00 e as 19h00.

Alguns restaurantes de Ponte da Barca irão disponibilizar, em todos os fins de semana do mês de outubro, um menu especial de harmonizações, designado “Todos os Tons de Verde”, que é composto por duas sugestões gastronómicas acompanhadas de vinho verde. Também a hotelaria local irá divulgar sugestões de modalidades de estadia e experiências de visitação inspiradas na temática Wine Fest.

No dia 12 de setembro, quinta-feira, terá lugar no Jardim dos Poetas, pelas 18h00, o warm up, o primeiro momento de divulgação do evento. Após a apresentação oficial do cartaz, será servido um verde de honra com vinhos dos produtores da região. Pelas 19hoo, terá lugar um concerto protagonizado pelo duo de nacionalidade espanhola Jay Doe & Ray Figui.

Com uma segunda edição já anunciada para 2020, o município de Ponte da Barca espera que o Jazz & Blues Wine Fest “conquiste o reconhecimento pelo público enófilo, pelos atores da economia do vinho, pelos parceiros institucionais estratégicos e pelos opinion makers, enquanto evento de promoção vínica com relevância nacional e ibérica”.