Altominho.tv

Cerca de 2500 atletas esperados na 9ª edição do Grande Trail Serra D’Arga

O Grande Trail Serra D’Arga vai regressar aos municípios de Caminha e Viana do Castelo para proporcionar três dias de provas.

A competição de trail running, organizada pela Carlos Sá Nature Events, começa no sábado, dia 15 de setembro, com o GTSA Desafio Vertical, uma das novidades da 9ª edição do evento.

Neste percurso, os participantes poderão desafiar-se, quer por trilho quer por estrada, para atingir o Alto da Sra. do Minho. A partida de ambas as provas, inicialmente previstas para o dia 8 de setembro, será em simultâneo, mas com localizações diferentes. O Desafio Vertical Trilho partirá da aldeia de Estorãos e o Desafio Vertical Estrada partirá da aldeia da Montaria.

Em comunicado, a organização sublinha que “a disputa entre os apreciadores da corrida de estrada e os apreciadores dos trilhos espera-se renhida, numa das subidas mais emblemáticas do Grande Trail Serra D’Arga”.

Depois do Desafio Vertical, terá lugar a conferência de imprensa para a apresentação oficial do GTSA 2019, pelas 12h00, na Junta de Freguesia da Montaria, com a presença do diretor do evento, o ultramaratonista Carlos Sá, e das demais entidades parceiras.

As restantes distâncias competitivas vão decorrer nos dias 21 e 22 de setembro. A organização espera a “participação de cerca de 2500 atletas, que competirão em seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis: GTSA Ultra Trail 55 km, Trail Longo 37 km e 27 km, Trail Curto 17 km, Caminhada 12 km e Trail Jovem”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Este ano, os novos campeões do Campeonato Nacional de Trail ficarão a ser conhecidos no GTSA 37 km. O GTSA 55 km é também uma das provas que integra o Calendário do Circuito Nacional de Ultra Trail da ATRP.

No primeiro dia, sábado, vão decorrer as provas de ultra trail e trail longo, ambas com início e fim no centro da freguesia de Dem, no município de Caminha.

No domingo, decorrerão as provas de trail longo, trail curto e caminhada. Todas as provas são circulares, com partida e chegada em S. Lourenço da Montaria, Viana do Castelo. Nesse mesmo dia, pelas 14h00, realiza-se o trail jovem, junto ao local de meta, estando previstos vários escalões e distâncias (desde os 250 aos 2100 metros).

Para o Grande Trail Serra D’Arga, já estão confirmadas as presenças de atletas oriundos de 19 países diferentes, com destaque para Portugal, Espanha, Cabo Verde e Estados Unidos da América.

As inscrições estão a decorrer e terminam a 15 de setembro.