Altominho.tv
PIXABAY

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao calor

Onze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo entre hoje e quarta-feira devido à previsão de tempo quente, informou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja e vai estar em vigor entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA já tinha anunciado que o início de setembro traria bom tempo e uma subida gradual da temperatura.

Para hoje, está previsto no continente céu geralmente limpo e vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para noroeste no litoral Norte e Centro durante a tarde e sendo em geral fraco predominando do quadrante oeste na região Sul.

Nas terras altas, o vento será fraco a moderado do quadrante leste, soprando por vezes forte no Norte e Centro até final da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista uma subida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 38 (em Santarém). No distrito de Viana, as temperaturas vão variar entre os 17 graus de mínima e os 32 graus de máxima.