Altominho.tv

‘Trail’ que percorre trilhos entre Monção e Arcos de Valdevez junta 800 atletas

Cerca de 800 participantes de Portugal, Espanha e França estão inscritos na 1.ª edição do Socalcos Trail Adventure, que decorre no domingo, na aldeia monumento nacional de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e em Merufe, em Monção.

A organização, repartida pelas juntas de freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e de Merufe, em Monção, no distrito de Viana do Castelo, explicou hoje que o percurso da prova de ‘trail running'”vai juntar as serras da Peneda, em Arcos de Valdevez, e da Anta, em Monção”.

O percurso vai passar pelos lugares de Padrão e Porto Cova, em Sistelo, e por Cernadas, Arado e Lavandeira, em Merufe. Os participantes vão percorrer os socalcos, brandas de gados, cruzar pequenos afluentes do rio Vez, percorrer calçadas antigas traçadas no monte que ainda hoje são usadas para acessos aos campos agrícolas ou para levar os animais para o pasto”, explicou à Lusa o presidente da Junta de Merufe, Márcio Alves.

Já o presidente da Junta de Sistelo, Sérgio Rodrigues, adiantou que a prova passará pelo Castelo de Sistelo, os espigueiros, pontes Medievais e o rio Vez, percorrendo toda a encosta junto à nascente do Rio Vez, com altitudes que variam os 180 e os 1.360 metros”.

Encaixada no fundo de um vale, situado às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a aldeia de Sistelo, considerada “o pequeno Tibete português”, foi classificada em 2018 como monumento nacional, enquanto paisagem cultural evolutiva viva.

O processo de classificação começou em 2015 com a apresentação da candidatura pela Câmara de Arcos de Valdevez e pela Direção Regional de Cultura do Norte, à Direção Geral do Património Cultural, que o remeteu para Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, tendo sido aprovada por unanimidade.

Os socalcos verdes, junto ao rio Vez, representativos “da relação que o homem desenvolveu com a natureza e a forma como a moldou”, as casas típicas, os moinhos e os espigueiros são “marcas de um passado com centenas de anos”.
Os cerca de 10 quilómetros de passadiços e a classificação nacional tiraram a aldeia, com 270 habitantes e iminentemente rural, do anonimato.

Os socalcos, paisagem comum às duas aldeias vizinhas, é a “imagem de marca” da 1.ª edição de uma prova que surgiu do “interesse comum em fomentar as relações intermunicipais”.

“O objetivo é promover Monção e Arcos de Valdevez. É uma região com muito turismo rural ao qual quisemos aliar o turismo de natureza, cada vez com mais praticantes. Juntámos sinergias e decidimos apostar num projeto comum que foi bem acolhido”, sublinharam as duas autarquias.

O número de participantes alcançados na primeira edição da prova é, para a organização, um “sinal de grande satisfação”.
“Inicialmente o objetivo era chegar às 400/600 inscrições. O prazo já terminou e temos 800 atletas inscritos, profissionais e amadores oriundos de Portugal, Espanha e França”, destacaram.

O Socalcos Trail Adventure inclui provas com 13, 18 e 30 quilómetros, bem como uma caminhada de nove quilómetros.

Além da parceria com as juntas de Sistelo e Merufe, este evento desportivo conta com a colaboração da Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo.
A prova está integrada na XV edição Feira Tradicional da Portela de Alvite, designação da área onde se realiza, uma montanha que divide as freguesias de Merufe e Sistelo.

O evento, que promove usos e costumes daqueles dois municípios, inclui tasquinhas tradicionais, expositores com material agrícola, feira do garrano, concurso de gado e corridas de cavalos.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.