Cerca de 300 atletas esperados no Triatlo da Amizade a 1 de setembro

O Triatlo da Amizade realizado entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño está de regresso no dia 1 de setembro. A XII edição da prova vai manter os circuitos para jovens e para adultos, esperando a participação de cerca de 300 atletas.

Após o interregno em 2018, as entidades envolvidas na organização do evento – Câmara de Vila Nova de Cerveira, Concello de Tomiño, Federação Portuguesa de Triatlo, Federacion Galega de Triatlon e Pedal’Arte – Associação de Cicloturismo e Triatlo – repensaram o formato da prova transfronteiriça, conferindo-lhe uma maior agilidade através da introdução de meios tecnológicos, além de a antecipar no calendário desportivo da modalidade.

Com 11 anos de história, a organização optou, em 2018, por suspender a realização da prova por um ano, “tornando-a mais ágil, competitiva e com uma maior articulação dos recursos existentes”, segundo informou a autarquia de Vila Nova de Cerveira.

A organização procedeu à “adaptação dos regulamentos das duas federações envolvidas com o propósito de realçar os pontos comuns em prol da valorização do cariz transfronteiriço do evento; à introdução da cronometragem eletrónica (chip) emitindo os timings parciais e os resultados finais de forma mais fidedigna; à classificação única deixando de existir a entrega de prémios por nacionalidade; e à reprogramação no calendário desportivo, passando do 3º fim-de-semana de setembro para o primeiro”.

Os atletas federados e não federados, oriundos dos dois países vizinhos, que queiram participar neste triatlo poderão disputar o circuito jovem de promoção em BTT, no período da manhã, com início previsto para as 10h15 (hora portuguesa), e o Triatlo Sprint Estrada, cujo arranque está previsto para as 14h30 (hora portuguesa).

Os atletas são desafiados a nadar uma distância de 750m, seguindo-se uma prova de ciclismo de estrada com um total de 20kms e uma corrida de 5Kms para finalizar.

As provas decorrerão entre a localidade galega de Goián, no Concelho de Tomiño, e Vila Nova de Cerveira, sendo que, este ano, os pontos de partida e chegada ficam localizados no Espazo Fortaleza, em Goián, e o parque de transição no Cais do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira.

Em disputa está o “Troféu da Amizade”, uma obra da autoria do escultor espanhol Arcádio Blasco. Esta pequena escultura, tem a designação de “Encontro de Culturas” e, desde a primeira edição, é o símbolo do Triatlo da Amizade.