Altominho.tv

Romaria de S. Bartolomeu regressa a Ponte da Barca de 19 a 24 de agosto

Ponte da Barca vai acolher, entre 19 e 24 de agosto, a Romaria de S. Bartolomeu. Gastronomia, artesanato, folclore, rusgas, corrida de cavalos e cantares ao desafio vão estar em destaque no programa das festas do concelho.

O primeiro dia desta tradicional romaria alto-minhota conta com a abertura oficial da feira das tasquinhas e do artesanato, pelas 18h00, e à noite, pelas 21h30, com o habitual Festival Terras da Nóbrega, com a atuação de vários ranchos folclóricos do concelho.

O segundo dia da festa integra o concurso de melão casca de carvalho, às 22h00, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, e a festa da Rádio Barca.

José Cid é o artista convidado deste ano, com espetáculo agendado para o dia 21 de agosto, às 23h00, na Praça Terras da Nóbrega.

No dia 22, depois de retomada no ano passado, tem lugar a corrida de cavalos, no Hipódromo Municipal, às 14h30, e à noite, pelas 22h00, decorrem os já tradicionais cantares ao desafio, este ano com regresso ao seu palco original, o Largo de Santo António.

Um dos pontos altos do cartaz das Festas de S. Bartolomeu acontece na noite de 23 de agosto com o desfile e atuação das rusgas pelas ruas da vila.

“Os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua”, refere o município em comunicado.

Durante a tarde deste dia, terá ainda lugar a feira do linho, o concurso de gado, às 10h00, e o cortejo etnográfico, a partir das 17h00.

O dia 24 de agosto é dedicado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu. A solene procissão está marcada para as 18h00 e contará com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos.