Altominho.tv

Crianças e voluntários recolheram 700 quilos de resíduos em Vila Franca

Crianças da casa de acolhimento “O Berço”, do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, e voluntários da empresa Borgwarner, em Viana do Castelo, recolheram 700 quilos de resíduos num monte de Vila Franca.

Em comunicado, a Câmara Municipal explicou que os resíduos foram recolhidos no Caminho do Penedo do Ladrão, no monte de Vila Franca, local que é “indevidamente utilizado para despejo de todo o tipo de material, pelo que, em cerca de uma hora e meia de trabalho, as entidades conseguiram recolher sete centenas de quilos de lixo”.

A autarquia adiantou que a ação, que conta com  o apoio do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA), é a primeira de três a realizar até final de agosto em diferentes espaços naturais do concelho.

As outras ações de recolha de resíduos incidirão em espaços naturais de Viana do Castelo, entre Veiga de S. Simão, Vila Franca e Rio Lima (Cabedelo).

Desde 2017, o CMIA promoveu 72 ações de limpeza, durante as quais foram recolhidas 5,5 toneladas de resíduos, num total de 140 horas de trabalho. Só entre 2018 e 2019, as ações contaram com a participação de 754 voluntários.