PS vence eleições intercalares na freguesia de Paderne

A lista do PS, encabeçada por Amado Manuel Rodrigues, venceu este domingo as eleições intercalares para a freguesia de Paderne, em Melgaço, por 322 votos, contra 63 alcançados pelo candidato do PPM, Hugo Varanda.  

De acordo com os dados avançados à Lusa pelos dois candidatos, “dos 1.284 eleitores daquela freguesia do concelho de Melgaço, votaram 420, tendo-se registado 29 votos em branco e seis nulos”.

A freguesia de Paderne encontra-se em gestão corrente desde dezembro de 2018, na sequência da rejeição do Plano de Atividades e Orçamento para 2019.

A lista do PS, que venceu o ato eleitoral, é encabeçada por Amado Manuel Rodrigues, de 51 anos, empresário e residente naquela freguesia do concelho de Melgaço. Alberto José Domingues é o número dois da lista socialista e Estrela Fernanda Rodrigues a número três.

Já a lista derrotada, do Partido Popular Monárquico (PPM) é encabeçada por Hugo Varanda Duarte, de 18 anos, estudante, natural da freguesia de Amora, no Seixal, e residente em Lisboa.

As ligações familiares a Paderne estão na origem da candidatura de Hugo Duarte, eleito em janeiro presidente da Juventude Monárquica. A lista integra, em segundo lugar, a mãe do cabeça de lista, Sandra Varanda, e, em terceiro, o presidente do PPM, Gonçalo da Câmara Pereira.

Nas eleições autárquicas de outubro de 2017, de acordo com dados do Ministério da Administração Interna, o movimento Amigos de Paderne (AP) venceu com 34,87% dos votos, garantindo três mandatos na Assembleia de Freguesia, o PS somou 33,09%, igualando o número de mandatos (3), e o movimento Tudo por Paderne (TP) ficou com outros três lugares, ao alcançar 28,04% dos votos.

Nas autárquicas de 2017, dos 1.340 inscritos, votaram 674 eleitores.

Fonte: Lusa