Altominho.tv

Festas do Concelho de Paredes de Coura decorrem entre 7 e 11 de agosto

As Festas do Concelho de Paredes de Coura realizam-se, este ano, entre os dias 7 e 11 de agosto. A noite de fados com Gisela João, a Festa do Emigrante e as celebrações do Dia do Concelho são alguns dos pontos altos das festividades.

O primeiro dia está reservado para a Festa do Emigrante, que volta a encher o Museu Regional de Paredes de Coura com petiscos tradicionais e muita música. Estão previstas atuações do grupo musical Irmãos & Amigos, bem como das Rusgas Sons de Coura e das Rusgas de Courenses em Nanterre e Cenon (França).

No dia 8 de agosto, pelas 21h00, vai decorrer o Festival de Folclore, que este ano traz ao Largo Hintze Ribeiro atuações do Grupo de Danças e Cantares de Vitorino de Piães, Ponte de Lima, do Rancho Folclórico de São Mamede Troviscoso, Monção, do Rancho Folclórico de Vilarinho das Quartas, Arcos de Valdevez e do Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa e Desportiva de Rubiães. A noite continua ao som da orquestra HugoBand.

No dia seguinte, sexta-feira, haverá noite de fados com Gisela João. Com dois discos editados, “Gisela João” (2013) e “Nua” (2016), a fadista vai apresentar-se no Escadório da Igreja do Espírito Santo.

No sábado, dia 10 de agosto, Paredes de Coura vai celebrar o Dia do Concelho com uma sessão evocativa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, antecedida da apresentação dos livros “500 – Foral da Terra de Coura” e “Paredes de Coura – Estudos Históricos, de José Augusto Pacheco.

O tradicional cortejo etnográfico está previsto para as 16h00. O dia terminará com um espetáculo do grupo Wega Band, a partir das 22h00 no Largo 5 de outubro.

No domingo, 11 de agosto, vai ter lugar a procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, com o arraial noturno a cargo do grupo Kalhambeke a fechar as Festas do Concelho.

No programa das festas concelhias consta ainda O Mundo a Dançar – Festival Internacional de Folclore que chega, esta segunda-feira, a Paredes de Coura com grupos da Benim, Croácia, México e Sérvia.

O Ballet National du Benin (Benim), o Folk Dance Ensemble Zagreb-Markovac (Croácia), a Compañia Nacional de Danza Folklórica (México) e o Folk Ballet ‘Simyonov’ New Belgrad (Sérvia) são os grupos que vão levar as suas músicas, danças, coreografias e trajes ao Largo Visconde de Mozelos.