Altominho.tv
Adega de Monção

Adega de Monção distinguida como PME Líder 2019

A Adega Cooperativa Regional de Monção alcançou, este ano, o título de PME Líder. Uma distinção que a empresa tem vindo a conquistar consecutivamente desde 2008, ano em que foi atribuída pela primeira vez.

Segundo o presidente do conselho de administração da Adega Cooperativa e Regional de Monção, Armando Fontainhas, “é um enorme orgulho integrar, pelo 11º ano consecutivo, a lista das empresas que são um exemplo de crescimento e de investimento”.

“Uma distinção que só é possível graças a um trabalho conjunto que envolve colaboradores, sócios cooperantes, fornecedores e clientes da Adega de Monção”, acrescenta o responsável, citado no comunicado enviado à Altominho TV.

O estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.

Para ser distinguido com este título, a empresa tem de cumprir critérios financeiros e apresentar um crescimento significativo do volume de negócios em relação ao ano anterior.

Em 2018, a Adega de Monção alcançou uma “faturação histórica” de 15,5 milhões de euros, tendo registado um aumento de 8% no volume de vendas e de 27% nas exportações. Considerada “a maior adega do país em número de sócios”, produziu, no ano anterior, seis milhões e meio de garrafas de vinho verde.

Recentemente, obteve dois ouros, uma prata e seis menções honrosas no concurso de Vinhos Verdes Engarrafados, promovido pela Comissão dos Vinhos Verdes.

No concurso Vinhos Portugal, organizado pela ViniPortugal, foi distinguida com um grande ouro e com um ouro com o vinho Deu la Deu e Deu la Deu Reserva.

O “Muralhas de Monção espumante 2015 Reserva” foi premiado com uma medalha de prata no concurso internacional Brut Experience 2019.

Fundada a 11 de outubro de 1958, por iniciativa de 25 viticultores, a adega encontra-se situada na sub-região de Monção e Melgaço, tem uma área vinícola de 1.151 hectares e agrega 1.720 sócios.