Valença assinala Dia de Santiago com várias iniciativas

Uma caminhada, travessias de barco, um concerto e um documentário são as propostas do município de Valença para esta quinta-feira, Dia de Santiago.

Os mais jovens e as famílias podem descobrir o percurso do Caminho Português da Costa no concelho, com a participação numa caminhada entre a Ponte Romana/Medieval da Veiga da Mira (São Pedro da Torre/Arão) e o Albergue de São Teotónio. A atividade tem início marcado para as 9h30, mas a autarquia disponibiliza transporte, com saída às 9h15 das Portas do Sol, na Fortaleza de Valença, mediante inscrição.

Valença vai ainda reviver o espírito secular da travessia jacobeia dos peregrinos. Entre as 15h00 e as 19h00, passeios de barco no rio Minho, entre o cais de Valença e o Porto Xacobeo de Tui, vão dar a conhecer este novo serviço turístico.

Às 21h30, será projetado o documentário “Em Cada Passo um Sentido”, um trabalho promocional do Caminho Português da Costa, entre o Porto e Valença, que tem ganho vários prémios internacionais.

Para terminar as iniciativas, decorrerá, a partir das 22h00, o espetáculo “aMar&Dar”, com interpretação de Marlene Rodrigues e Dário Rocha. O concerto está integrado no programa Música no Caminho.

As comemorações do Dia de Santiago decorrem no âmbito da “Semana do Museu”, um programa de atividades municipal que, durante esta semana, está a levar os mais jovens a descobrir o património do concelho.