Altominho.tv

Valença atribuiu bolsas de estudos a 91 jovens universitários

O município de Valença atribuiu, no último ano letivo, bolsas de estudo a 91 jovens do concelho a frequentar o ensino superior. Segundo dados divulgados pela autarquia, foi um aumento de 30 por cento em relação ao ano anterior.

“Esta foi a medida social que mais cresceu nos últimos nove anos. Uma aposta clara numa política inclusiva para que todos jovens do concelho, com mérito, tenham a oportunidade de alcançar uma formação superior”, refere o município em comunicado, acrescentando que as bolsas de estudo implicaram um reforço de investimento situado na ordem dos 50 mil euros.

Aumento do número de apoios

Valença tem reforçado, ano após ano, os apoios aos jovens estudantes universitários. De acordo com a autarquia, em nove anos, o número de beneficiários aumentou 910% e, desde 2010, o município tem vindo a aumentar gradualmente o número de bolsas que atribui, passando de 10 para 91 jovens apoiados em 2019.

As bolsas de estudo pretendem apoiar os estudantes, residentes em Valença, que frequentam ou ingressaram no ensino superior e apresentam carências comprovadas a nível económico, bem como bom aproveitamento escolar.

“A atribuição das bolsas de estudo pretende estimular a frequência do ensino superior, com o objetivo de melhorar o tecido socio-económico de Valença, dotando-o de quadros técnicos superiores e assim incentivar o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho”, explica a autarquia na nota enviada à imprensa.

Este programa pretende “colmatar a maior dificuldade que alguns jovens, de famílias com menores rendimentos, têm no acesso ao ensino superior e proporcionar mais equidade, qualquer que seja o estrado social”.

As bolsas de estudo tem que ser renovadas todos os anos. As candidaturas para o ano letivo 2019/2020 estão previstas para setembro.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.