Mário Laginha, Augusto Canário e 300 músicos fecham programa “Sente a História”

Mais de 300 músicos divididos em nove coros, uma banda filarmónica e convidados especiais como Augusto Canário, Mário Laginha, Carlos Azevedo, Telmo Marques e o maestro Afonso Alves.

Está tudo a postos para um dia muito especial, com Paredes de Coura a ser palco, este domingo, 21 de julho, às 16h00, no Largo Visconde de Mozelos, de um concerto marcante que encerrará o programa “Sente a História”, que nos últimos 15 meses levou 30 concertos a 30 locais históricos em 10 concelhos do Alto Minho. O evento contará com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Nesta Gran Finale irá decorrer a audição completa das 10 canções das lendas do Alto Minho, que foram encomendadas no âmbito do projeto “Sente a História”, bem como o Hino do Alto Minho e o lançamento do respetivo CD: “Canções das Lendas e Hino do Alto Minho”. As letras das canções que invocam as lendas da região foram escritas pelo cantor repentista Augusto Canário e as músicas são da autoria de seis compositores de referência do jazz à música erudita: Afonso Alves, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Mário Laginha e Telmo Marques.

No concerto deste domingo, Mário Laginha, Carlos Azevedo e Telmo Marques vão improvisar, individualmente, ao piano sobre uma das composições de sua autoria após apresentação por um dos coros. Já o maestro Afonso Alves, que é o compositor do Hino do Alto Minho, vai dirigir o tutti final com nove coros e a Banda Filarmónica de Estorãos (Ponte de Lima), que juntos interpretarão o Hino do Alto Minho naquela que será a sua primeira audição absoluta. Augusto Canário, por seu turno, vai apresentar um momento musical surpreendente.

Os nove coros que vão interpretar os temas são os seguintes: Cantadeiras do Vale do Neiva, Coro de Câmara Viana Vocale, Coral Polifónico de S. Teotónio (Valença), Orfeão Limiano, Coral Polifónico de Cerveira, Coro de Pais da Academia de Música de Viana do Castelo, Viana Vocale, Coral Polifónico de Viana do Castelo e Orfeão de Vila Praia de Âncora.

Também no domingo, pelas 18h00, a iniciativa “Sente a História” vai realizar aquela que será a sua última visita guiada e animada ao património dos 10 municípios que constituem o Alto Minho, desta feita ao Museu Regional de Paredes de Coura. Instalado na Casa da Veiga, é composto por três galerias de exposição e uma casa rural, sendo a primeira dedicada ao linho, a segunda à mobilização da terra e a terceira à arqueologia.

Os concertos e a visita guiada têm entrada gratuita.

O programa “Sente a História”, que envolveu os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, foi organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte2020 – Programa Operacional Regional do Norte.