Altominho.tv

Associação promove sessão de esclarecimento sobre o lítio em freguesia de Viana

A Corema – Associação de Defesa do Património, com sede em Caminha, vai promover, no sábado, uma sessão de esclarecimento sobre “O Lítio na nossa terra e os seus impactes”, na Junta de Freguesia de Freixieiro de Soutelo, em Viana do Castelo. 

Em comunicado enviado à Altominho TV, a associação mostra-se preocupada com a anunciada exploração de lítio na Serra d’Arga:

Segundo informação veiculada por multinacionais do setor mineiro, tudo indica que poderemos estar na iminência do começo de um projeto de mineração a céu aberto de lítio, na Serra d’Arga e áreas circundantes.

A organização da iniciativa acrescenta que “as instâncias governamentais não têm prestado o devido esclarecimento, informação e consulta da população local, em claro desrespeito pela sua cidadania e insensíveis ao seu bem-estar e qualidade de vida”.

O objetivo da sessão é “esclarecer e alertar a população local para os perigos e impactos que um projeto de mineração desta magnitude poderá ter no ambiente e nas suas vidas”, lê-se naquela nota.

A sessão de esclarecimento, aberta a todos os interessados, está marcada para as 21h30 e contará com a presença da geóloga Teresa Fontão como oradora convidada.