Altominho.tv

Piscinas exteriores de Ponte de Barca abrem ao público este sábado

As piscinas exteriores de Ponte da Barca abrem ao público, este sábado, para mais uma época balnear, depois de a autarquia ter realizado obras naquela infraestrutura, num investimento superior a 132 mil euros.

Em comunicado, o município adianta que as Piscinas Municipais Dr. António Cabral de Oliveira apresentavam “graves problemas ao nível da sua estrutura, do revestimento, da iluminação, dos sistemas hidráulicos e da impermeabilização do tanque de compensação”.

Segundo o presidente da Câmara local, Augusto Marinho, citado naquela nota, estes problemas são “fruto de anos de ausência de manutenção, o que resultou na necessidade de intervir a fundo e resolver estes problemas que colocavam em causa a segurança e estanquidade do equipamento, não permitindo mais a sua normal utilização pelos utentes”.

“Com esta intervenção, os barquenses tem agora um Complexo de Piscinas Municipais onde o serviço público é prestado com mais segurança e melhor qualidade, suprindo-se, com muito esforço por parte da autarquia, todos os graves problemas que existiam, nomeadamente problemas de segurança para a saúde pública provocados pelo derrame de sangue resultantes dos cortes feitos pelas pastilhas partidas”, afirma o autarca.

Os trabalhos consistiram no reforço estrutural dos muros dos tanques exteriores através da injeção de resinas, na colocação de novo revestimento com argamassa estrutural impermeabilizante e pastilha de vidro, substituição da instalação elétrica e iluminação, e ainda no reforço estrutural dos muros do tanque de compensação, com correção das armaduras expostas que apresentavam elevada corrosão e impermeabilização com barramento hidrofugo.

Na área ajardinada, a intervenção incidiu na total substituição do coberto vegetal existente por erva natural em tapete e do sistema de rega que se encontrava obsoleto.

“O resultado dos trabalhos realizados dotaram o espaço com mais qualidade ambiental, conforto e permite uma maior eficiência no seu tratamento e manutenção”, conclui a autarquia.