Liliana Silva questiona ministra da Saúde sobre demora na abertura do Centro de Hemodiálise em Monção

A deputada do PSD Liliana Silva questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a demora na aprovação da abertura do Centro de Hemodiálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção. 

“O Centro de Hemodiálise está completamente equipado e pronto a ser usado, dependendo agora somente da aprovação do Ministério da Saúde, que adia mês após mês uma decisão, inevitavelmente, favorável”, observa a deputada eleita por Viana do Castelo.

“Esta questão tem sido várias vezes levantada por vários quadrantes porque une o Vale do Minho e todos temos a obrigação de insistir com o Ministério da Saúde para que tenha uma resolução em tempo útil”, sublinha Liliana Silva em comunicado, acrescentando que “à data de hoje ainda não existem respostas e começa a considerar-se inaceitável”.

Para a deputada, “nada justifica que, com um equipamento pronto e preparado para receber utentes, a população do Vale do Minho não possa usufruir do mesmo seu funcionamento”, uma vez que “evitaria os constrangimentos decorrentes da deslocação de dezenas de utentes para concelhos muito distantes, de forma a efetuarem os seus tratamentos”.

“Para além do bem estar dos utentes, que deve ser sempre a prioridade de qualquer estado social, também é de referir a poupança que se teria ao evitar o dinheiro gasto em transporte de utentes, para outros concelhos mais distantes, quando têm um espaço, completamente equipado e pronto a ser utilizado mesmo à sua porta”, alerta Liliana Silva.

Notando que “os pedidos para o início de funcionamento deste espaço têm sido muitos e as promessas mais ainda”, a social-democrata apela à ministra da Saúde que “explique a todos os alto-minhotos o motivo de ainda não existir aprovação para a utilização deste Centro de diálise, uma vez que o mesmo não traria qualquer prejuízo ao Serviço Nacional de Saúde e permitiria um ganho de qualidade de vida para todos os cidadãos em concreto”.

A cerimónia de inauguração deste espaço decorreu há quase um ano.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com