Calor mantém-se até sexta-feira com temperaturas a chegar aos 40 graus

Todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA estendeu até às 22h00 de sexta-feira os avisos amarelos para 17 distritos de Portugal continental, excluindo apenas o de Faro, no Algarve. O aviso amarelo deve-se à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA já tinha alertado na segunda-feira para uma subida das temperaturas máximas entre 10 a 13 graus Celsius, com os termómetros a chegarem acima dos 30º e, nalguns locais, aos 40º.

Para esta quarta-feira, estão previstos valores da temperatura máxima a variar entre os 30º e os 35º nos concelhos do distrito de Viana do Castelo. O IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro, e a possibilidade de aguaceiros no interior Norte e Centro durante a tarde.

Até sexta-feira, o calor vai manter-se, podendo atingir no final da semana temperaturas entre os 35º e os 40º no Alto Minho.

Risco muito elevado de exposição à radiação UV e incêndios

Segundo o IPMA, Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam nesta quarta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Também dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Portalegre apresentam risco máximo de incêndio.

A maior parte de Portugal continental tem um risco elevado, muito elevado ou máximo, situação que se deverá manter pelo menos até sexta-feira.

Nesta quarta-feira, apenas o norte e o litoral de Portugal continental tem em geral um risco reduzido e moderado.

Com Lusa

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com