Altominho.tv
CM MONÇÃO

Riba de Mouro acolhe unidade de bombeiros até final de setembro

A freguesia de Riba de Mouro, em Monção, vai acolher, até final de setembro, uma unidade de bombeiros de proximidade.

O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, que falava esta segunda-feira durante a cerimónia de instalação daquela unidade, destaca a importância deste equipamento na “minimização dos incêndios florestais” que, afirmou, “constituem um perigo grande para as populações locais e uma perda irreparável em termos ambientais e paisagísticos”.

Com a imagem dos fogos que deflagraram em Monção no dia 15 de outubro de 2017 ainda presente na memória, o autarca aproveitou para reafirmar o esforço e dedicação dos “soldados da paz” nos períodos mais quentes do ano, reconhecendo a coragem de cada voluntário na defesa dos monçanenses.

Satisfeito com a presença dos bombeiros em Riba de Mouro, o autarca local, José Manuel Fernandes, considerou a unidade de proximidade “uma iniciativa louvável com enorme relevância na salvaguarda da floresta e dos núcleos habitacionais mais isolados da freguesia”.

“Embora com caráter temporário, é uma alegria voltarmos a ter bombeiros em Riba de Mouro”, sublinhou José Manuel Fernandes, destacando “a total recetividade da junta e da população para que a presença dos bombeiros possa tornar-se permanente”.

Na perspetiva da direção e corpo ativo dos bombeiros monçanenses, a presença física nesta área concelhia é “uma mais-valia para as populações locais”. Para o presidente da direção, Paulo Rocha, e o segundo comandante, Hélder Trancoso, a presente situação contribuirá para “uma intervenção mais rápida com consequente diminuição da área ardida e maior segurança das pessoas e bens”.

Constituída por cinco bombeiros apoiados por uma viatura de combate a incêndios florestais, a unidade ficará em Riba de Mouro, durante o período diurno, até ao final de setembro, havendo a possibilidade de prolongamento caso as condições atmosféricas se mantenham elevadas.

A secção de Riba de Mouro dos Bombeiros Voluntários de Monção foi inaugurada a 21 de novembro de 1992 e cerca de década e meia depois deixou de funcionar e servir a população daquela zona de montanha, a cerca de vinte quilómetros da sede do concelho.