Altominho.tv

Valença recria invasões francesas no dia 13 de julho

A vida militar no interior da Fortaleza, na época das invasões francesas, vai ser recriada a 13 de julho, em Valença.

Em comunicado, a Câmara de Valença explicou que a recriação histórica vai “reviver os momentos históricos das invasões francesas e das lutas entre os portugueses e as tropas napoleónicas”, 210 anos depois deste acontecimento.

A partir das 11h30, a Fortaleza vai recuar até ao dia 9 de abril de 1809, data em que o exército francês cercou Valença, e recriar depois vários episódios como a capitulação, acontecida a 10 de abril, e a saída dos invasores, a 17 de abril desse mesmo ano.

Segundo a autarquia, “esta é uma oportunidade para reviver o espírito, os principais momentos da invasão e os oito dias da ocupação de Valença, a pressão militar, a vida da Praça ocupada e a defesa inteligente do governador Custódio César de Faria”.

O programa do evento inclui ainda uma parada, acampamento, exercícios de infantaria e artilharia e um baile oitocentista.

A iniciativa é promovida pelo município de Valença e pelo Grupo de Recriação Histórica do município de Almeida e integra-se na candidatura da Fortaleza de Valença a património mundial junto da UNESCO.