Bandeira Azul em oito praias de Viana do Castelo

Viana do Castelo vai hastear a Bandeira Azul em oito praias do concelho, mantendo o mesmo número do verão anterior. As praias contempladas com o galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa são a Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Este ano, Viana do Castelo conquistou uma nova bandeira de Praia Acessível para a Praia do Cabedelo e conta agora com três praias acessíveis. Nas praias da Amorosa, Carreço e Cabedelo, além da cadeira anfíbia, estarão também disponíveis canadianas anfíbias.

As 11 praias vigiadas do concelho hasteiam ainda a bandeira da ColorAdd – Praia Inclusiva, que substitui a cor por códigos para auxiliar os cidadãos daltónicos.

No concelho fica ainda instalado, no Centro de Mar, a bordo do navio Gil Eannes, um dos três Centros Azuis atribuídos à região Norte do país.

Foi a bordo do navio-museu que o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, hasteou a bandeira azul simbólica e entregou as oito bandeiras que certificam a qualidade das praias do concelho.

Na cerimónia, o autarca referiu que o projeto em torno da época balnear envolve muitas pessoas e diversas entidades, realçando o papel da Capitania de Viana do Castelo.

José Maria Costa assegurou que a prioridade é a segurança dos utentes das praias de Viana do Castelo, frisando também a preocupação com a limpeza, com a qualidade das infraestruturas, passando pela animação das praias e educação ambiental.

No âmbito do programa Bandeira Azul 2019, durante este mês de julho, a Câmara de Viana do Castelo e a empresa Ciência Divertida promovem atividades de educação ambiental, nas praias com Bandeira Azul.

Em comunicado, o município adiantou ainda que, “através de jogos, os utentes vão responder a questões sobre a relação entre o mar e a terra, a influência que os oceanos têm em todos os aspetos da vida do planeta e os diferentes habitats dos seres autotróficos. Neste âmbito, serão ainda abordadas as fontes de poluição e as medidas a tomar no dia-a-dia para conservar o ambiente”.

As atividades “Stop ao Lixo Marinho” e “Ecossistemas Marinhos: Heróis em Ação” vão ser dinamizadas alternadamente pelas praias, entre as 10h00 e as 12h00 horas, tendo como objetivo chegar às famílias e ao público em geral, com especial destaque para as crianças.

No Alto Minho, o concelho de Caminha vai também ostentar a Bandeira Azul nas praias das Azenhas, Caminha, Modelo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão.

Das 352 praias nacionais galardoadas, o Algarve, com 88 praias costeiras, continua a ser a região do país com mais Bandeiras Azuis.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com