Altominho.tv

Fernando Pimenta conquista medalha de prata nos Jogos Europeus

Fernando Pimenta conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus. O canoísta natural de Ponte de Lima, que é o atual campeão do mundo em título nesta distância, bem como nos 5000 metros, elevou para 10 o número de medalhas de Portugal na competição que decorre em Minsk.

O atleta português liderou durante grande parte da prova, contudo o húngaro Balint Kopasz atacou por volta dos 750 metros e a reação de Pimenta apenas lhe permitiu ficar a quase impercetíveis 112 milésimos de segundo do magiar, que concluiu em 3.30,963 minutos. O bielorrusso Aleh Yurénia completou o pódio, a 1,355 segundos do ouro.

Para quinta-feira, Portugal tem já garantidas mais duas finais, a dos K4 500 David Varela/Emanuel Silva/João Ribeiro/Messias Baptista e Joana Vasconcelos/Teresa Portela/Francisca Laia/Francisca Carvalho.

Fernando Pimenta também se apurou para a final de K1 5000, marcada para amanhã.

Hoje, a seleção de canoagem disputa ainda as eliminatórias e semifinais dos 200 metros, com os K1 Francisca Laia e Hugo Rocha, o K2 Joana Vasconcelos/Teresa Portela e a C1 Hélder Silva.

Em Minsk 2019, Portugal soma neste momento 10 medalhas: o ouro de Carlos Nascimento nos 100 metros, as seis de prata da equipa de judo na prova mista, do ciclista Nelson Oliveira na prova a contrarrelógio, das ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia em combinado e no exercício dinâmico, além do bronze na prova de equilíbrio, e de Fernando Pimenta em K1 1000.

A medalha de bronze foi igualmente conquistada pela judoca Telma Monteiro, pela estafeta mista 4×400 metros, de Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai e por Diogo Ganchinho nos trampolins.