Altominho.tv

Ministro do Ambiente e da Transição Energética presente no IPVC

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, vão marcar presença, no próximo dia 5 de julho, no seminário “O hidrogénio como estratégia com vista à neutralidade carbónica – O papel do poder local”.

Este Seminário é organizado pela unidade de investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, proMetheus.

Segundo João Abrantes, investigador da unidade de investigação proMetheus e membro da comissão organizadora, a realização deste seminário “enquadra-se no objetivo da Comissão Europeia em tornar a Europa a economia pioneira a alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Atingir este objetivo é necessário, é possível e é do interesse de todos os cidadãos europeus”. Pelo que, considera João Abrantes, “para conseguir este objetivo, será necessário ir ao encontro das estratégias definidas no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, sendo isto possível utilizando tecnologias atuais ou outras em fase final de desenvolvimento. É do interesse da Europa eliminar, ou reduzir drasticamente, o consumo de combustíveis fosseis e assim contribuir ativamente para uma melhoria da qualidade de vida dos europeus”.

Neste contexto, considera a comissão organizadora ser necessário encontrar soluções energéticas sustentáveis, sendo a utilização do hidrogénio, como transportador e conversor de energia, uma solução ambientalmente atrativa.  “É então objetivo deste seminário promover a divulgação da utilização das tecnologias associadas ao hidrogénio, nomeadamente a sua produção através das energias renováveis, o transporte, o armazenamento e a sua conversão em energia elétrica”. 

O público-alvo deste seminário são as entidades regionais, em particular os responsáveis municipais pelas áreas da energia, ambiente e transportes, assim como as empresas de transporte coletivo e as empresas de energias renováveis, informou o IPVC em comunicado.