Altominho.tv

Carlos Rodrigues é o novo presidente do Politécnico de Viana do Castelo

O Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior “validou” os resultados da eleição, em abril, do novo presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e “confirmou a vitória” de Carlos Rodrigues, informou hoje a instituição. 

Em comunicado, o IPVC adiantou que, na sequência do parecer da tutela, “decorreu hoje a reunião de continuação do processo eleitoral para a presidência do IPVC”, tendo sido “confirmada a eleição do professor doutor Carlos Manuel da Silva Rodrigues como novo presidente” da instituição de ensino superior. 

Segundo o IPVC, após a reunião de hoje, agora “o processo segue para homologação pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”.

O processo de eleição do novo presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foi suspenso a 30 de abril devido a uma “dúvida jurídica”, apesar de um dos dois candidatos ao cargo ter vencido por dois votos de diferença.

Duas listas, uma encabeçada pelo atual vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e outra liderada pelo ex-secretário de Estado do Governo PSD-CDS Vieira e Brito, disputaram as eleições para a presidência da instituição.

Na altura, o ainda presidente do IPVC, Rui Teixeira, explicou à Lusa que “Carlos Rodrigues venceu por 14 votos, contra 12 de Vieira de Brito” e que a “dúvida jurídica” residia no facto de “dois dos 29 membros do Conselho Geral que elegem o presidente não terem estado presentes”.

O Conselho Geral é composto por representantes das seis escolas que integram o IPVC e por instituições da região.

Os dois candidatos concorrem a um mandato de quatro anos e podem recandidatar-se uma única vez.

A presidência do IPVC era até agora ocupada por Rui Teixeira, de 62 anos.

No cargo desde 2007, Rui Teixeira é licenciado em Ciências da Nutrição, mestre em Saúde Pública e doutorado em Economia por uma universidade espanhola.

“Desenvolver e Consolidar para melhor servir”, foi o lema da candidatura de Carlos Rodrigues, vice-presidente do IPVC desde 2005.

Carlos Rodrigues tem 55 anos, é doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro, tendo ingressado no politécnico de Viana do Castelo em 1989.

A lista derrotada, liderada por Nuno Vieira e Brito, de 58 anos, teve como lema “IPVC/Estratégia 2023 – Uma Estratégia de Futuro”. Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entrou para o IPVC em 1988.

Entre 2007 e 2011 foi vice-presidente da instituição de ensino superior, cargo que deixou quando foi nomeado diretor geral da alimentação e veterinária, que exerceu até 2013 quando foi nomeado, durante o Governo de Pedro Passos Coelho, secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, desempenhando aquelas funções até 2015.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).

Fonte: Lusa