Ministro da Educação formaliza acordo para 2ª fase de requalificação de escola de Vila Nova de Cerveira

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai estar esta sexta-feira em Vila Nova de Cerveira, para visitar a primeira fase das obras de requalificação e modernização da escola básica e secundária de Vila Nova de Cerveira já concluídas, bem como formalizar o acordo de colaboração que viabiliza a segunda fase da empreitada, num investimento de 1,4 milhões de euros.

Em comunicado, a Câmara local adianta que uma das preocupações do executivo municipal desde o primeiro mandato é “a degradação do edifício da Escola Básica e Secundária, com quase 25 anos de existência”.

A autarquia liderada por Fernando Nogueira explica que esta intervenção tem como intuito “adaptar a escola às novas exigências de ensino, quer ao nível do número de espaços, quer ao nível da segurança e qualidade”.

Num investimento municipal de cerca de 400 mil euros, dos quais 108 mil euros são provenientes do PDCT original, a autarquia procedeu, no passado verão, a uma intervenção naquele estabelecimento de ensino, incidindo sobre a remoção do revestimento da cobertura em fibrocimento do pavilhão gimnodesportivo, a reformulação dos balneários do campo de jogos, a construção da nova portaria na entrada sul, e a melhoria das condições de conforto térmico do edifício existente, através da implementação de um sistema de isolamento térmico pelo exterior.

“Fruto da persistência do atual executivo e da intervenção do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a reprogramação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Norte 2020 permitiu consignar mais 1,4 milhões de euros (financiamento Feder de 1,2 milhões de euros)”, sustenta a nota hoje enviada pelo município.

Segundo a autarquia, aquele montante “vai permitir avançar com a segunda fase do projeto, que visa a construção de raiz do edifício designado como centro de recursos, composto por biblioteca e auditório para capacidade para 119 lugares sentados, a cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio, o reforço das condições de segurança e de acessibilidades, bem como a adaptação à eficiência energética”.

A intervenção naquele estabelecimento de ensino corresponderá a um investimento total superior a dois milhões de euros.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com