Altominho.tv
RUI JORGE

Campeonatos nacionais de ciclismo de estrada decorrem em Melgaço de 28 a 30 de junho

O concelho de Melgaço vai acolher a edição deste ano dos campeonatos nacionais de ciclismo de estrada, que se realiza entre 28 e 30 de junho.

Levar provas da modalidade para fora dos grandes centros urbanos é a intenção da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) para um dos “pontos altos do calendário velocipédico nacional”.

“Temos esta preocupação de organizar os campeonatos em várias regiões, onde há uma grande identificação com a marca do ciclismo, que gosta de percorrer os territórios. A aposta em Melgaço é uma decisão feliz, porque se trata de uma vila amiga da modalidade”, afirma o presidente da FPC, Delmino Pereira.

A competição arranca no dia 28 de junho, sexta-feira, à tarde, com as provas de contrarrelógio para os atletas sub-23, femininos e elites, sendo que para os primeiros dois escalões o percurso será de 24,6 quilómetros, e para as elites de 32,2 quilómetros.

Para o dia seguinte estão reservadas as provas de fundo para os sub-23, com uma distância de 144,4 quilómetros, e para as atletas femininas, que vão percorrer um traçado com 88,6 quilómetros.

No domingo, surge a prova de fundo para elites, num percurso de 181 quilómetros, com oito passagens pela zona de meta, que terá partida em Castro Laboreiro e chegada em junto à Câmara Municipal de Melgaço.

São esperados mais de 200 participantes, nos escalões elite, sub-23 e femininos, durante um evento que vai reunir grandes figuras do ciclismo nacional.