Altominho.tv

Escola do Rock de Paredes de Coura inicia digressão em junho

A Escola do Rock de Paredes de Coura inicia, em junho, uma digressão que a levará ao Porto, Aveiro e Pontevedra, em Espanha, com concertos que incluem a participação de uma orquestra e de um coro feminino.

O diretor da Escola do Rock, Nuno Alves, explicou à Lusa que os 25 alunos da turma que participou na residência artística que se realizou em dezembro último, vai atuar, no dia 02 de junho, pelas 15h30, no palco Prado do Serralves em Festa, no Porto.

A Escola do Rock Paredes de Coura vai apresentar um concerto onde participam mais de 70 músicos.

Em palco, para além dos alunos da Escola do Rock, estará a Orquestra Ligeira da Academia de Música de Castelo de Paiva, constituída por cerca de 15 alunos, e dirigida pelo professor Hugo Lopes.

Aquele concerto, adiantou, contará ainda com alunos da Escola Municipal de Música de Vigo, e do Coura Voce, um coro feminino de Paredes de Coura, apoiado e financiado pela Câmara local e que nasceu no âmbito do ensino articulado do Conservatório Regional do Alto Minho/Academia de Música de Viana do Castelo”.

O coro integra 30 jovens com idades entre os 11 e os 15 anos, e tem direção do maestro Vítor Lima.

“São concertos com formações inéditas que combinam várias parcerias que a Escola do Rock Paredes de Coura tem vindo a desenvolver em inúmeros programas de intercâmbio”, referiu.

Segundo Nuno Alves, da Space Ensemble, que organiza a Escola do Rock, no dia 21 de junho, os alunos da residência artística vão participar, em Pontevedra, na Galiza, no primeiro dia da nona edição do Festival Surfing The Lerez.

Aquela participação no festival galego vai contar com a participação de “três bandas residentes deste ano- Cuckoo Let Us, Wicked Youth e Dream People”.

Os quatro concertos dos alunos da Escola do Rock decorrerão entre as 18h00 e as 20h30, no palco Bonobo.

Aquele festival decorre na Ilha das Esculturas, “um parque verde na cidade de Pontevedra, transformado num espaço de convivência artístico-musical que reúne inúmeras atividades para jovens, famílias e crianças, tendo sempre por base as melhores práticas de um desenvolvimento sustentável”.

Em termos musicais, “o festival reúne os grandes nomes do rock galego, como Sex Museum, Heredeiros da Crus, Mushu, Holywater, The Lelli’ s Kellys, Anaut ou Thee Blind Crows”.

“Os concertos decorrem entre o meio-dia e a meia noite e a entrada para este festival será solidária, uma vez que cada pessoa levará alimentos que posteriormente serão doados a instituições de apoio social”, especificou.

No dia 15 de julho, pelas 21h30, a Escola do rock de Paredes de Coura vai participar na segunda edição da Bienal de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro. O espetáculo terá a participação da Orquestra de Música Ligeira da Academia de Castelo de Paiva.

A Escola do Rock – Paredes de Coura foi lançada pela Câmara local, em 2014. No ano seguinte, a iniciativa foi distinguida com o Prémio UM-Cidades atribuído pela Universidade do Minho.

Os participantes nas várias edições da Escola do Rock de Paredes de Coura já tocaram no Festival Vodafone Paredes de Coura, onde abriram a 25ª edição, no Serralves em Festa e em concertos no Teatro Rivoli, Hard Club e Maus Hábitos, no Porto, entre outras salas.

Fonte: Lusa