Investimento de quase 150 mil euros requalifica sede do Sport Clube Vianense

A Câmara de Viana do Castelo está a investir perto de 150 mil euros na requalificação do edifício que adquiriu em 2016 e que acolhe a sede do Sport Clube Vianense, no centro histórico da cidade.

Em declarações, hoje, à agência Lusa o presidente da Câmara da capital do Alto Minho, José Maria Costa adiantou que a intervenção está incluída num investimento global de dois milhões de euros.

Aquele montante, especificou, está a ser aplicado na reabilitação de quatro imóveis com mais de 30 anos. 

As obras são financiadas em 85% pelo Programa Norte 2020 e integram a candidatura da Câmara Municipal ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbana (PEDU), para reabilitação urbana.

José Maria Costa referiu que a requalificação, em curso, no imóvel que a autarquia comprou em 2016, por 322 mil euros e que, entretanto, cedeu em regime de comodato, por 40 anos, renovado sucessivamente de 10 em 10 anos ao Sport Clube Vianense, tem um prazo de três meses e visam a reabilitação das coberturas e da fachada.

A compra da sede do clube da cidade foi efetuada após um acordo alcançado entre a autarquia e a entidade bancária a quem o Vianense devia 286 mil euros. 

Em causa estava um empréstimo de 286 mil euros (acrescido de juros), contraído pela direção do Vianense em 2011, mas cujas prestações mensais, devido às conhecidas dificuldades financeiras do centenário clube de Viana do Castelo, estavam em atraso desde novembro de 2014.

Além daquele imóvel, José Maria Costa, adiantou que, em setembro irá avançar a requalificação do edifício do século XVI ocupado há 42 anos pela Câmara, num investimento superior a um milhão de euros.

A empreitada está em concurso público e tem prazo de execução de um ano.

A intervenção no edifício dos Viscondes da Carreira, onde estão instalados os serviços administrativos da autarquia da capital do Alto Minho, foi justificada com “a existência de patologias ao nível da envolvente exterior”. 

A empreitada “vai abranger uma área de 5.377 metros quadrados em quatro pisos do edifício” com 492 anos.

A intervenção tem como objetivos “recuperar o edifício enquanto estrutura física e bem arquitetónico de valor patrimonial classificado, intervindo em parte da envolvente exterior, e aproveitar a oportunidade para introduzir um incremento de desempenho relativamente às condições de segurança – estrutura da cobertura e paredes em taipa do segundo andar – e de conforto – introdução de isolamento térmico na envolvente exterior a sofrer intervenção”. 

As “más condições de segurança identificadas e resultantes do avançado estado de deterioração dos elementos estruturais principais conjugadas com a deterioração dos sistemas construtivos, fruto das sucessivas intervenções, concorrem para a necessidade de realizar uma intervenção que, ao mesmo tempo, resolva as patologias encontradas e reponha, na maioria dos casos, os sistemas construtivos adequados”. 

A Casa dos Abreu Távora, ou dos Viscondes da Carreira, situada entre o Passeio das Mordomas da Romaria e a Rua dos Bombeiros, é propriedade da autarquia desde 1970, sendo que é ocupada, desde 1972, por parte dos seus serviços administrativos. 

O edifício está classificado como Monumento Nacional por decreto de 16 de junho de 1910 e está integrado no perímetro de proteção de conjunto de imóveis classificados. 

Incluídas nos dois milhões de investimento e, entretanto, já concluídas estão as obras de requalificação do teatro municipal Sá de Miranda no valor de 150 mil euros e a transformação do Hospital Velho, na Praça da Erva, em centro interpretativo dos Caminhos de Santiago.

A transformação do imóvel do século XV, em pleno centro histórico da cidade, que chegou a ser albergue de peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela, às novas funções representou um investimento de cerca de 250 mil euros, suportado por fundos comunitários.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com