Altominho.tv

Investimento de 50 mil euros cria espaço de promoção do Vinhão em Arcos de Valdevez

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez anunciou um investimento de cerca de 50 mil euros na criação de um espaço de promoção do vinho verde, sobretudo da casta Vinhão, que deverá abrir portas durante o verão.

João Manuel Esteves adiantou à Lusa que o espaço, que servirá também para promover outros produtos locais, nascerá da reabilitação de uma loja, propriedade do município, situada no Campo do Trasladário, numa zona central daquela vila do Alto Minho.

João Manuel Esteves, que falava à Lusa a propósito da quarta edição do Festivinhão, que vai decorrer no concelho entre 31 de maio e 02 junho, explicou que o novo espaço irá “recriar as antigas casas de vinhos, onde estarão expostos os vinhos, em particular o Vinhão, característico do concelho, e também os produtos locais”.

“O novo espaço irá conjugar os vinhos, não só de produtores e engarrafadores como também os doces, e os produtos da terra. Nesse espaço passará a ser possível provar e comprar vinho, sentar para comer um petisco ou adquirir algum produto produzido no concelho”, explicou.

O autarca adiantou que a promoção do vinho verde, particularmente da casta Vinhão é uma aposta do concelho onde existem 15 produtores com marca própria.

A edição 2019 do festival do vinho e tradições vai contar com a participação de meia centena de expositores, cerca de 30 produtores de vinho e os restantes artesãos e tasquinhas.

O Festivinhão vai acontecer no Jardim dos Centenários, junto à Casa das Artes, este ano, com proibição de utilização de plástico não reciclável ou não reutilizável. 

No dia 30 de maio, véspera do arranque do festival vão ser entregues os prémios seleção Festivinhão19 Vinho do Ano que tem a concurso 47 vinhos, de 18 produtores de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Monção, Melgaço, Vila Nova de Famalicão e Cabeceiras de Basto, entre outros. 

O Grande Prémio Festivinhão 19 irá premiar o melhor Vinho Verde Tinto da casta Vinhão, sendo ainda atribuídos o prémio para o Vinho Verde do Ano, Vinho Verde Branco do Ano, Vinho Verde Rosado do Ano, Espumante de Vinho Verde Tinto do Ano, Espumante de Vinho Verde Branco do Ano. 
Entre os 47 vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes a concurso, 22 são brancos, 15 tintos, seis rosados e quatro espumantes. 

Fonte: Lusa