Altominho.tv

“Ponte do Mouro Medieval” regressa a 8 e 9 de junho

O encontro e a ceia entre o rei João I e o duque de Lencastre, em 1386, que resultou no casamento do monarca português com a filha do aristocrata inglês, vão ser recriados a 08 e 09 de junho, na Ponte do Mouro, lugar pertencente às freguesias de Barbeita e Ceivães, concelho de Monção.

Em 1386, Portugal estava em guerra com Castela e corria o risco de perder a independência. Foi na ponte do Mouro que D. João I e o duque de Lencastre se encontraram para definir as condições do casamento do rei português com Dona Filipa de Lencastre.

Desse casamento resultou a Ínclita Geração [designação atribuída aos filhos daqueles monarcas], que impulsionou os Descobrimentos e a projeção de Portugal no mundo.

Além dos pormenores do casamento real, naquele encontro foram definidas as condições de cooperação militar entre os dois países.

Nesta viagem ao passado, os visitantes poderão apreciar e viver todo o contexto histórico da época, degustando sabores tradicionais e participando nas recriações medievais alusivas àquele período: música e danças da época, torneios, animadores de rua, espetáculos de fogo, falcoaria, cânticos à capela, demonstrações de ofícios e mercado medieval.

Em comunicado, a Câmara de Monção explicou que a recriação histórica é promovida pela Associação “Buraca da Moura” com apoio da autarquia.