Altominho.tv

Encontro reúne as 26 equipas do Alto Minho no Dia Nacional do Sapador Florestal

Cerca de 130 sapadores florestais de 26 equipas do distrito de Viana do Castelo participaram, esta terça-feira, numa ação de formação promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A iniciativa decorreu no Dia Nacional do Sapador Florestal.

O Aeródromo de Cerval foi o palco escolhido para este encontro, dada a criação do Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.

Por decisão da Assembleia da República, a partir de 2004, o dia 21 de maio passou a ser considerado Dia Nacional dos Sapadores Florestais, reconhecendo a importância e o papel ativo destas equipas na preservação do património floresta nacional.

Este ano, o ICNF optou por dinamizar uma sessão comemorativa no concelho de Vila Nova de Cerveira, reunindo todas as equipas de Sapadores Florestais do Alto Minho no futuro Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.

Após recentemente ter dotado as equipas de Sapadores Florestais com rádios SIRESP – complementando com os até então emprestados pela GNR -, o ICNF aproveitou esta oportunidade para prestar esclarecimentos e dissipar dúvidas, para promover uma melhor utilização do equipamento.

O representante do ICNF, Marcos Coutinho, sublinhou uma mais-valia para o trabalho dos sapadores florestais “que estão no terreno ao longo de todo o ano”, anunciando ainda que, nos próximos meses, a entidade vai proceder à substituição de seis viaturas das equipas que operam no distrito, entre a 9a e 15a, e assim sucessivamente”.