Altominho.tv
OLHAR VIANA DO CASTELO

Cerca de 500 crianças de Viana envolvidas no projeto europeu Get up and Goals

Cerca de 500 crianças, dos sete agrupamentos de escolas de Viana do Castelo, vão estar envolvidas esta terça-feira, a partir das 10h00, na Praça da República, nas comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

A iniciativa integra as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto europeu Get up and Goals da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e encontra-se igualmente inserida nos Encontros Interculturais.

Entre as atividades programadas, o IPVC destaca, na nota enviada à imprensa, o ‘flashmob’ sobre o tema da inclusão, que envolverá as 500 crianças das escolas do município, desde o 1º ciclo ao secundário.

Ao longo de toda a manhã serão muitos os jogos que irão decorrer na Praça assim como espetáculos de dança, exposições e teatro, apresentados pelos alunos e alunas dos agrupamentos de escolas de Viana do Castelo.

As atividades foram sendo desenvolvidas e trabalhadas no âmbito do programa de formação contínua que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem em vigor.

No âmbito dos Encontros Interculturais existem ainda outras iniciativas do projeto a decorrer.

A 22 de maio, pelas 10h30, a Escola Básica do Cabedelo recebe a Biblioteca Humana com a presença de um cidadão nacional de País Terceiro.

A 23 de maio, às 21h30, o auditório da ESE-IPVC recebe a sessão do Ciclo de Cinema “(Re)Pensar a cidadania no mundo global”, num momento que será comentado por um cidadão nacional de País Terceiro.

A 25 de maio, a partir das 9h00, a Praça da República recebe o Feirão Intercultural, com mostra gastronómica, artesanato e danças do mundo.

A 27 de maio, às 18h00, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo é o local que vai receber a Sessão de Esclarecimento: Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo e representante da Segurança Social.

Estes Encontros Interculturais terminam a 1 de junho, no Mercado Municipal de Viana do Castelo, com a iniciativa Oficina Cozinhas do Mundo, que terá como país de destaque a Ucrânia.

O “GET UP AND GOALS!” é um projeto na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, financiado pela Comissão Europeia.

Este projeto decorrerá até novembro de 2020 e pretende apoiar as escolas com formação e recursos na integração das questões da ED/ECG no currículo e na sua visão do mundo.

Este projeto envolve 12 países – Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia – e é liderado pela ONG italiana “Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli”.

Em Portugal, a implementação deste projeto está a ser preparada numa lógica de reforço e manutenção das atividades realizadas no âmbito do projeto Global Schools.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com